Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Mães solteiras por opção

Na direção oposta dos padrões tradicionais de família, mulheres escolhem a maternidade independente

Para Cristina, o grande amor e a expectativa por uma família 
são o suficiente para criar o filho Lucca.
Carreira, viagens e namoros ocasionais. É comum mulheres darem preferência à independência e se desprenderem de questões afetivas e amorosas. Mas e quando a vontade de ser mãe aflora? O relógio biológico fala alto e a falta de um parceiro pesa na hora da decisão. Criar um filho nunca é fácil, mas mesmo assim a ideia de fazê-lo solteira agrada mulheres que buscam pela própria família. Loucura ou grande prova de amor, o sexo feminino se mostra totalmente capaz de quebrar os padrões da família tradicional e gerar o fruto do amor da mulher por ela mesma, como é o caso da executiva de marketing Bettina Boklis que, aos 43, engravidou de Catarina. “Sempre quis ter filhos, mas priorizei a carreira e o tempo foi passando. Quando vi, tinha 40 anos e sem um companheiro”. Assim como Bettina, atualmente, as mulheres têm a opção de escolher adiar a maternidade e, caso queiram, optarem pela reprodução ou qualquer outra forma de concepção independente.

Sua filha, hoje com 2 anos, foi fruto da reprodução independente — método de concepção que faz uso do sêmen de um doador anônimo ou amigo e pode acontecer por meio de Inseminação Intrauterina (IIU) ou Fertilização in Vitro (FIV). No Brasil, o assunto não é muito divulgado e carece de legislação. O Conselho Federal de Medicina possui apenas normas éticas que determinam o número máximo de embriões a serem transferidos para a paciente de acordo com a idade, não podendo ser superior a 4. Além disso, as regras não excluem nenhuma pessoa da prática da reprodução assistida, independentemente da orientação sexual ou do estado civil, o que favorece também casais homo e heterossexuais.

Apesar dos desafios e inseguranças que a cercavam, Bettina não tinha dúvidas de que seu desejo era dar à luz uma criança, mesmo que sem a presença de um pai. “É fundamental ter estrutura financeira e emocional, pois não é algo fácil de se fazer. O apoio da família também é indispensável”. A diretora de marketing Cristina Monteiro concorda e mesmo hoje sendo mãe de Lucca, fruto de reprodução independente, ela viveu um grande conflito com as próprias vontades — o anseio pela maternidade nunca havia existido, até se deparar com o desejo repentino. Decidida, Cristina optou pela forma independente de conceber um filho.

Infelizmente, ainda é comum o estranhamento da sociedade em lidar com mulheres que escolhem ser mães solteiras, mas o preconceito não as acanha. “Hoje em dia existem família de todos os tipos e isso é ótimo. O essencial sempre foi e sempre será passar ao meu filho a certeza de que é muito amado”. Quanto às dificuldades por estar sozinha, ela afirma que o segredo é não hesitar em pedir ajuda aos familiares e amigos. “Todos os núcleos familiares precisam de uma ajudinha de vez em quando. Para mim, falar que faz falta ter um pai, é admitir que existe um padrão familiar correto e eu não acredito nisso”.

A estrutura emocional e a felicidade de uma família não dependem de como ela se configura, e sim da forma como lida com as situações e problemas que surgem em seu cotidiano. Pietro Minotto, psicólogo especializado em terapia cognitivo-comportamental, explica que isso depende de fatores mais complexos. A configuração familiar tradicional (pai, mãe, filhos) sempre esteve presente, mas não é sinônimo de felicidade ou de estruturação emocional, é preciso começar a questionar esses conceitos. “A felicidade e a estrutura emocional familiar está muito ligada a relação da mãe com a criança, de ambos construírem um ambiente reforçador e verdadeiro. É uma construção que exige trabalho e paciência, no entanto, com perfeitas possibilidades de ser funcional”.


O DOADOR

Cada país estabelece um limite para o número de crianças nascidas de um mesmo doador para evitar relações entre irmãos que desconhecem suas origens em comum. No Brasil, segundo o Conselho Federal de Medicina e a Agência de Vigilância Sanitária, cada doador poderá ter uma gestação de criança de sexo diferente numa área de um milhão de habitantes.

Aqui, ainda é muito restrita a questão do doador de sêmen. Pouco se sabe sobre aquele que não possui uma identidade civil e se basta apenas a um número, mas entre as informações a que a mulher tem acesso estão tipo sanguíneo, etnia, religião, cor e tipo de cabelo, cor dos olhos, altura, peso, hobby e profissão. A futura mãe deve escolher seis doadores de acordo com as características que prefere.

A ADOÇÃO

Esse mesmo padrão de família tradicional não está presente na mente de muitos brasileiros. Ter filhos e criar a própria família já não depende mais de um companheiro até mesmo legalmente quando, em 2009, a nova Lei da Adoção permitiu que qualquer pessoa maior de 18 anos adotasse independentemente do estado civil e desde que seja respeitada a diferença de dezesseis anos entre o adotante e o adotado. Para a consultora de beleza Flávia Pompeu, a vontade de ser mãe surgiu apenas após os 30 anos e dois possíveis problemas batiam à sua porta — ela não tinha um companheiro e não considerava a reprodução independente. Porém, sua mãe encontrou a solução perfeita para a problemática. Adotar uma criança. No começo, o medo e a insegurança, mas após frequentar abrigos e apadrinhar crianças, a certeza se fez presente. “Eu queria muito esse filho. Um ano e meio depois de abrir meu processo, meu telefone tocou e mudou completamente a minha vida”, comenta.

Aos 35 anos ela se tornou mãe de Ágatha e hoje as duas vivem a realização de um sonho. Ser mãe solteira tem vantagens e desvantagens, mas Flávia acredita que ser a única referência da filha é algo bom e que sua vida é completa graças a menina.“Já vivi preconceitos por ter adotado e por ela ser negra, mas seguimos firme. Foi uma decisão muito bem tomada, não tem quem me diga que eu fui louca ou que fiz algo errado. Ela é tudo que eu sempre sonhei. Somos muito felizes nessa papel de mãe e filha”.

Já a aposentada Kátia Maria Braga se divorciou aos 26 anos e criou os dois filhos pequenos sozinha. Tudo foi muito complicado, mas quando a maturidade chegou, a vontade de ser mãe novamente falou mais alto. Hoje seus filhos, Laura, de 35 anos e Rafael com 33 já são adultos. Criados e batendo asas pelo mundo. Porém, Kátia tem a companhia da pequena Letícia, de 7 anos. Para ela, a experiência de ser mãe agora, aos 56 anos, é completamente diferente. “Hoje penso que a maternidade devia chegar para a mulher aos 40 anos. Ela já está formada, viveu vários romances, viajou e se estabeleceu profissionalmente e financeiramente. Assim a maternidade chega de forma madura, tranquila”.

O destino colocou Letícia nas mãos de Kátia. A menina foi tirada da mãe aos 5 meses por problemas de dependência química. Dessa forma, a avó, que era vizinha de Kátia, ficou com a guarda, mas com graves problemas de saúde, morreu. Como sabia da história da pequena, Kátia resolveu entrar com o processo de adoção para ficar com a guarda de Letícia. O procedimento completo demorou quase 3 anos, mas enquanto a guarda definitiva não era dada, ela ficou sob custódia provisória. “Foi tudo bem lento e muitas vezes deu medo, mas eu sempre tive amor de sobra. Contratei um advogado e fiquei em cima, porque eu queria muito abrigá-la, queria ter ela comigo”.

A fotógrafa Annie Baracat conta um pouco da sua experiência com o processo de adoção:


ADOÇÃO MONOPARENTAL

Ao contrário do que muitos pensam, o processo de adoção monoparental não se diferencia em nada do processo de adoção por casais hétero ou homossexuais. A mulher ou homem que deseja se habilitar para a adoção vai ser representado por um advogado (particular ou pela defensoria pública) e o primeiro passo será entregar os documentos necessários para dar início ao procedimento. Para ser habilitado, o indivíduo precisa passar por um programa de preparação que, no Distrito Federal, é constituído por uma palestra e três encontros de grupo, que tratam sobre os aspectos psicológicos e afetivos da adoção. Além disso, um estudo técnico é realizado individualmente por psicólogos e assistentes sociais da Vara da Infância e do Adolescente do Distrito Federal (VIJ). Uma vez habilitado, o adotante entra na lista local e nacional de espera pela adoção.
A psicóloga da Sessão de Colocação em Família Substituta da VIJ, Niva Campos, explica que o fator principal a ser avaliado é a verificação de que a pessoa tem condições, tanto financeira, quanto emocional, de receber uma criança. "Ela é capaz de criar aquele filho que foi gerado por outra? Essa pergunta é essencial, pois a pessoa tem que estar ciente de que nem sempre a criança vai ser como ela idealizou". A preferência sempre será encontrar uma família para aquele jovem em questão, e não ao contrário. "Nós queremos alguém que se encaixe perfeitamente no perfil da criança. Caso não seja possível encontrar uma família para ela no estado que está, o cadastro é disponibilizado para todo o país".

Acompanhe abaixo a galeria de fotos de mulheres que optaram pela maternidade independente:




Veja também a reportagem sobre maternidade independente escrita para o Jornal Esquina:

Por Marília Padovan.