Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Brasília pode perder o título de Patrimônio da Humanidade

Por Juliana Rabelo 

Brasília foi planejada a partir da simplicidade dos traços do urbanista Lúcio Costa. A prioridade era a qualidade de vida, onde as pessoas pudessem andar livremente em um espaço arborizado e democrático. Na palavra do criador, a capital federal deveria ter “chão livre e gramados generosos”. Mas após 52 anos de sua inauguração, o projeto da cidade já sofreu inúmeras agressões.

Em 1987, Brasília recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade por sua arquitetura moderna e ideias inovadoras, mas esse título pode estar ameaçado.

Quitinetes construídas na Vila Planalto (Foto: Diego Fernandez)
Representantes da Unesco estiveram na cidade para avaliar se a capital ainda tem condições de continuar com o título. A visita foi feita depois que o Centro do Patrimônio Histórico Mundial recebeu relatos de cidadãos comuns de irregularidades registradas na cidade. Os arquitetos devem enviar um relatório sobre os problemas da cidade para a UNESCO, que será discutido durante uma reunião na Rússia no mês de junho.

Um mês antes da visita da UNESCO, o governo do Distrito Federal aprovou um plano diretor para preservar a região tombada. Segundo o secretário de Habitação, Geraldo Magela, no plano há a criação de uma área de entorno. “Nós estamos criando no Plano de Preservação de Conjunto Tombado, a área de entorno de proteção que vai abranger o Lago Norte, o Lago Sul, o Guará e parte da região de Sobradinho”. O projeto deve ser concluído no dia 31 de março e encaminhado à Câmara Legislativa onde passará por votação.

Para o promotor do Ministério Público, Paulo José Leite, o governo precisa de critérios para analisar os projetos. “O problema tem que ser detectado no início e há uma necessidade de uma análise crítica do projeto daquele local, como por exemplo, uma oitiva do IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico)”. Ainda assim, houve pequenos avanços.