Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Quem espera pela justiça trabalhista há muitos anos duvida que processo eletrônico resolva o problema

Mas especialistas acreditam em maior agilidade graças ao Processo Judicial Eletrônico, implantado no DF na última quarta-feira (21/03)

por Bruna Cravos e Elaine Andrade
O assistente financeiro Ronaldo Abdias Alves da Silva, de 47 anos, busca seus direitos na Justiça Trabalhista desde 1994. Ele é um dos reclamantes em um processo judicial movido por mais de dois mil empregados contra a empresa Eletronorte.

Ronaldo espera há 18 anos pela resolução da causa e recebimento do dinheiro “O processo é cansativo. Muita gente já morreu nesse período.” lembra o assistente. Ele duvida das melhorias prometidas. “Esse programa não vai dar celeridade a nada, porque, na verdade, o processo físico não demora.”, afirma.

“O grande responsável pela demora é o judiciário. O que demora são as avaliações por parte dos juízes, que tem dois mil processos para avaliar e não tem tempo para ler tudo isso. Vai facilitar apenas o manuseio dos autos, mas que vai melhorar, não vai. Falta juiz.”,complementa.

Já o advogado Rodrigo Guimarães tem expectativas positivas em relação ao Processo Judicial Eletrônico, implantado no DF na última quarta-feira (21/03). “Com uma equipe de apoio boa e eficiente, que alimente o sistema corretamente, o programa pode funcionar muito bem e agilizar bastante os processos. O novo sistema já está funcionando na Justiça Federal e está indo muito bem.”.