Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Vara de Trabalho do Gama é a primeira do DF a receber Processo Judicial Eletrônico

Meta é instalar sistema em, pelo menos, 10% das varas de cada um dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho do Brasil.

por Bruna Cravos e Elaine Andrade

A Vara de Trabalho do Gama é a primeira unidade do Distrito Federal a obter o Processo Judicial Eletrônico. O novo sistema na Internet substituirá o processo judicial em papel. Com ele a tramitação e todos os procedimentos judiciais serão realizados eletronicamente.
Segundo o ministro João Oreste Dalazen, presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior de Justiça, o processo eletrônico representa uma revolução na cultura organizacional da Justiça, pois com o sistema haverá a redução de cerca de 50% no tempo de tramitação das causas trabalhistas. “Todos os participantes do processo, juízes, secretários de vara e outros terão a instantaneidade como tônica”, explicou o magistrado.

Além de garantir rapidez e maior transparência, a implementação do programa representa ainda uma economia aos cofres públicos. “Haverá economia em transporte, em arquivo, menor necessidade de pessoal, economia na exigência de prédios de menor porte e outras”, disse o ministro.

Para o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª região, o desembargador Ricardo Machado, uma das principais vantagens para as partes dos processos é a transparência. “Qualquer pessoa pode, de sua casa, em um computador, ter acesso integral aos autos”, afirmou.

O projeto

O projeto é coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça e apoiado pelo Conselho Superior de Justiça e por todos os Tribunais Regionais do Trabalho do país. A meta é instalar o Processo Judicial Eletrônico em, pelo menos, 10% das varas de cada um dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho existentes no Brasil. A primeira Vara do Trabalho a ter o sistema implantado foi a de Navegantes (SC), em dezembro de 2011. Na Décima Região, que engloba o Distrito Federal e o Tocantins, a próxima unidade a receber o sistema será o Foro de Palmas (TO).