Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Dia da Água aquece a discussão sobre conservação

Por Fabiana Santana

A água é um recurso indispensável para sobrevivência terrestre e isso não novidade. Entretanto, a população pouco faz para que haja efetiva economia desse recurso. Prova disso, 54% da água disponível na terra já foi consumida, segundo dados da Organização das Nações Unidas.

Para o professor do Núcleo de Estudos Ambientais da Universidade de Brasília (UnB), Gustavo Souto Maior, o grande problema do Distrito Federal é a escassez de água. “As fontes de abastecimento de água do DF são limitadas. Juntas barragem do Descoberto e a de Santa Maria representam cerca de 80% desse abastecimento.”

O professor afirma ainda que, desde a década de 60, a região do cerrado perdeu quase 70% do seu tamanho. E isso teve sérias consequências: “Com esse crescimento acabamos impermeabilizando solo, qualquer medida que alerte a população quanto a isso é bem vindo.”

O estudante João Paulo Pereira diz que considera qualquer iniciativa para discutir sobre a escassez de água bem-vinda, mas shows e corridas não remetem ao tema. “Os shows são muito bons, mas não é escutando rock que irei me conscientizar que devo poupar água”,critica.