Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Estrogonofe, o prato russo queridinho dos brasileiros

Por Vívian Azeredo e Talita Diniz


De origem na Rússia, o strogonoff, que atualmente é um dos dez pratos mais vendidos do mundo, foi inventado no século XVI, quando soldados russos comiam rações de carne cortadas em barris com sal grosso e aguardente para preservar o alimento.

 
Com o passar dos anos, a comida foi refinada e chegou à forma que conhecemos hoje. Em Brasília, o prato é bastante popular. Há 13 anos, Nilson Adriano da Silva vende estrogonofe em uma barraquinha na área externa de uma das universidades da cidade. Aproximadamente 200 pessoas passam por lá diariamente. ‘’A receita é da minha esposa, já passei para várias pessoas mas ninguém consegue fazer igual’’, conta o comerciante.

A estudante de publicidade Marina Tamer diz que come lá todos os dias. ‘’Chego com muita fome do trabalho e preciso de alguma coisa que me sustente e seja saborosa’’,diz. Apesar de ser muito gostoso, precisamos tomar alguns cuidados na hora de consumir esse alimento exageradamente. . Arroz, batata palha , macarrão e queijo são alimentos que podem servir como acompanhamento do prato e que podem torna-lo extremamente calórico.
A estudante de nutrição Carolina Vogado, ciente dos valores nutricionais do alimento, diz que  o correto seria as pessoas escolherem apenas um dia da semana para comê-lo, e nos outros optarem por alimentos mais leves,  como vitaminas, saladas de fruta e sanduíches naturais.  ‘’As pessoas devem comer pequenas porções ao longo do dia, para sentirem menos fome no período da noite’’, defende.