Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Reuniões para definir os rumos do dinheiro público no Núcleo Bandeirante serão realizadas até o final de abril

Administração da cidade estima que mais de 600 moradores participem dos debates

Por Dener Giovanini e Erika Suzuki

Com o objetivo de definir o orçamento público para 2012 e 2013 a ser investido no Núcleo Bandeirante, serão realizadas até o dia 24 de abril, em várias localidades da cidade, reuniões com os moradores e representantes do governo.

Segundo a coordenadora do Orçamento Participativo no Núcleo Bandeirante, Poliana Damascena, o objetivo dos debates é destinar o dinheiro público para obras consideradas prioritárias pela própria população.

“O orçamento participativo vem da ideia de que a comunidade deve participar das decisões do governo porque é ela quem conhece as necessidades da cidade”, explica Poliana.

O funcionário público Paulo Roberto Soares, morador do Núcleo Bandeirante há quase oito anos, aponta como as principais deficiências da região a falta de segurança e a precariedade no transporte público. Soares disse que está informado sobre as reuniões promovidas pelo GDF para debater o orçamento público, mas disse que não irá participar por não acreditar nos resultados concretos da iniciativa. “Isso é feito apenas para a população dar respaldo ao que já está decidido. No final, o governo faz o que bem entende e as nossas sugestões são descartadas”, disse Soares.

A iniciativa, retomada ano passado pelo governo do Distrito Federal, contou com a participação de 660 pessoas, segundo a coordenação do evento. Para esse ano, a estimativa é que mais pessoas participem da elaboração do orçamento da cidade.

Cerca de 1 bilhão de reais vão ser distribuídos entre as 31 cidades do DF. Dinheiro que pode ser usado para obras de recuperação de pavimentos, construção de quadras de esportes e iluminação de áreas públicas.

A agenda com os locais das reuniões pode ser consultada no site da Administração. O próximo encontro com a população vai ser dia 29/03 no Salão Divinéia às 19h.