Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Moradores de rua podem contar com o apoio de equipes especializadas

Por Camila Ferreira e Veltz Capone


O governo do DF tem um setor que realiza a triagem e a identificação dos moradores de rua. Os profissionais são treinados para fazer a aproximação e a abordagem sem causar conflitos. A equipe faz a identificação de dependentes químicos e alcoólatras, verificando há quanto tempo a pessoa esta na rua.
A equipe tenta localizar a família e as instituições de acolhimento pelas quais já passou para, então, por meio de estudo de caso, traçar estratégias de reabilitação.

O Sistema de Garantia dos Direitos, órgão responsável por reparar danos de violência, abuso e defesa dos direitos, promove ações como a reinserção familiar e comunitária, o acolhimento institucional e a internação em centro de tratamento para dependentes químicos. Os locais da abordagem são definidos por mapeamento das denúncias pela atuação das equipes nas Regiões Administrativas.

A Sedest informou que está em andamento um projeto para a construção de três novos albergues de atendimento a públicos específicos. Além disso, o projeto também prevê a construção de dois centros especializados em população de rua.