Por Aline Santos de Oliveira
É muito comum ouvir dizer que “os jovens de hoje, no futuro, serão as
primeiras gerações de pessoas mais velhas com tatuagens.” Mas a sociedade
acredita que isso é algo futuro, porém, o que é chamado “futuro” é encontrado
cada vez mais nas ruas das cidades.
O Sr. José Silva, de 67 anos, tem 7 tatuagens em todo o corpo. Sua primeira tatuagem foi aos 30 anos, e depois não quis mais parar. Mesmo sendo recriminado por sua esposa e filhos, ele diz que vai continuar fazendo. Ele acredita que a tatuagem o deixa mais “bonitão”. “Eu estou com a pela flácida e cheia de manchas. A tatuagem só ajuda a minha auto estima. Minha mulher não gosta mais nofundo ela tem ciúmes porque eu fico mais garotão.” Afirma o José com risadas. Ele não esquece de ressaltar que o estúdio de tatuagem é a porta de apresentaçãodo tatuador, tendo que estar sempre limpo e organizado.
A tatuagem é uma das mais conhecidas formas de modificação corporal. É um desenho permanente feito na pele, introduzido através de agulhas com pigmentos importados de origem mineral. Ela é vista como uma maneira de se expressar individualmente,mas não pode ser realizada sem os devidos cuidados, ela requer muita atenção.
O primeiro cuidado a se tomar antes de fazer a tatuagem é observar o local de trabalho do tatuador escolhido (estúdio de tatuagem), o ambiente deve estar sempre limpo, afim de não existir contaminação cruzada. De acordo com o tatuador Márcio, que trabalha a mais de 10 anos como tatuador, as agulhas devem ser descartáveis e nunca reutilizadas, mesmo que a agulha seja utilizada na mesma pessoa.
O tatuador deve usar luvas e máscara em todo o procedimento, evitando assim uma provável infecção, ou ainda doenças mais sérias como a tuberculose, AIDS, hepatite,bactérias e fungos. De acordo com o profissional da área, as máquinas elétricas utilizadas por eles devem ter a ponteirade aço inox cirúrgico ou descartáveis, devem ser limpas e esterilizadas comestufa na temperatura igual ou superior à 170 º, por um tempo de nomínimo 3 horas.
Existem também os cuidados após a tatuagem, muitos tatuadores acreditam e recomendam que se deva cobrir o local com plástico de cozinha, aquele utilizado para embalar alimentos, isso durante otempo de três dias. Mas alguns tatuadores discordam e afirmam que, ao tampar a pele com plástico, os resíduos de pele e líquido como (sangue, tinta, suor), podem vir a atrapalhar o processo de cicatrização, e ainda formarem bactérias. Esse cuidado deve ser tomado nos dois, ou três primeiros dias. A tatuagem deve ser lavada com sabonete neutro, várias vezes ao dia.
Outro ponto importante e a alimentação. Durante o período de cicatrização, a alimentação deve ser cuidadosa, os profissionais aconselham a suspensão de alimentos gordurosos, pimentas, frutos do mar. Isso porque existem pessoas que podem ter um comportamento reativo e sofrer alergias.
De acordo com o clínico médico do Hospital Santa Luzia, Paulo Machado, os danos para quem não cuida da tatuagem no período de cicatrização são grandes. “Inchaço na pele, vermelhidão, coceira, quelóides, são apenas algumas das consequências ocorridas na pele da pessoa pela falta de zelo. Os casos mais frequentes são de pacientes com bactérias e fungos.”
Com o planejamento responsável, e seguindo seriamente tudo o que o tatuador aconselhar após a tatuagem feita, os riscos de um possível incidente desagradável no período de cicatrização é pequeno, e por fim ter um resultado satisfatório.