Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Na violenta Céu Azul (GO), com até 30 ocorrências por noite, registros são feitos a mão

O bairro do Céu Azul vive dias nublados em relação à segurança pública O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) do local trabalha para atender além das ocorrências da área, as de duas cidades vizinhas, o Novo Gama e Valparaiso. Segundo o Escrivão do Ciops Antônio Leite, de 37 anos a demanda é muito grande para poucos policiais. “Há sábado que a gente chega a registrar 30 ocorrências por noite. Hoje já registramos um total de sete, sendo quatro do Novo Gama”, conta o escrivão.

Segundo o Mapa da Violência de 2012, divulgado pelo Instituto Sangari, aumentou a violência no entorno do Distrito Federal. Valparaíso, onde fica Céu Azul, é a terceira em número de assassinatos (54,9 homicídios por 100 mil habitantes), atrás apenas de Águas Lindas de Goiás (61,7 assassinatos) e Cristalina (59 homicídios). As cidades também figuram na lista das 200 com mais homicídios proporcionais em todo o país.

Diante de tanta violência, policiais dizem que há carência de novas técnicas de investigação e sofre até com a falta de computadores no centro. A maioria das ocorrências é feita a mão, o que dificulta o atendimento a população. Outro problema enfrentado pelos policiais militares de Céu Azul e falta de credibilidade da população da cidade neles. As carências diminuem a credibilidade da polícia para os moradores. “É meio que um faz de conta. A gente tenta investigar, mas as técnicas são ruins”, acrescenta Antônio.

Crime


Arma apreendida com o suspeito do tiro. "Ele me encarou"

Durante a apuração para Esquina on-line, a equipe presenciou a autuação em flagrante do jovem Bruno de Souza, de 18 anos. Segundo a polícia, ele tentou matar o adolescente Bruno Batista de 15 anos com um tiro enquanto a vitima jogava bola com os amigos na rua. Segundo o suspeito, o motivo da violência foi ter sido encarado. “Atirei perto, mas não foi pra matar”, conta.


Segundo a vitima além do tiro, Bruno de Souza ainda deu coronhadas nele. “Ele passou me encarando ai eu encarei também, quando eu me abaixei para ver um machucado no dedo ele atirou do meu lado e meu deu umas coronhadas no peito”, conta Bruno Batista. Bruno Batista ainda afirma que sofreu ameaça do autor. “Ele colocou a arma na minha cabeça e disse que ia me pipocar pra nunca mais ficar encarando ele”, acrescenta.

A mae da vitima, Edinilde Batista de 37 anos diz que Bruno de Souza já e conhecido no bairro por outros crimes. “ Ele tem fama de ladrão e traficante de drogas”, conta Edinilde. Bruno de Souza já teve passagem pela policia por roubo a mão arrmada e furto. A arma que foi encontrada com ele foi apreendida pela policia.

Por Gabrielle Vieira