Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Brasília de graça


Confira os principais lugares que oferecem eventos culturais gratuitos em Brasília

Imagem: Google Maps


Por: Talita Carvalho e Carolina Goulart

A capital federal está mais para capital cultural. Brasília oferece um enorme leque de opções para quem gosta de cultura, mas não gosta de gastar dinheiro. Peças de teatro, shows e filmes – é possível encontrar tudo isso de graça no Plano Piloto, de segunda a segunda. A programação é ampla e atende todos os públicos, desde os bebês até os mais velhinhos.

De acordo com o secretário de cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, Brasília é o espelho cultural de todo o País. Para ele, cultura é um direito básico de todo cidadão. No entanto, eventos culturais não podem ser apenas entretenimento - devem envolver arte, educação e meio ambiente, ou seja, cultura no seu sentido mais amplo.

Confira abaixo a entrevista completa com o Secretário de Cultura Hamilton Pereira:

Esquina: Como anda o cenário cultural de Brasília?

Hamilton Pereira: É importante introduzir no debate a noção de cultura como direito básico do cidadão e como um fator relevante no processo de desenvolvimento do Distrito Federal. Ao longo desses 20 meses pautamos a política pública de cultura em diálogo com a sociedade retirando-a daquela relação estreita, exclusivamente voltada para o entretenimento.

Esquina: Há muitos eventos culturais no Plano Piloto?

Hamilton Pereira:Nós estamos, ainda, engatinhando embora já tenhamos devolvido alguns Espaços importantes para a cidade. É papel da Secretaria cumprir um diálogo construtivo com outras áreas do Governo, como Educação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Inclusão Social e Turismo que são fundamentais para uma ação cultural pública que vá além do entretenimento.

 Esquina: Os eventos gratuitos acontecem sempre?

Hamilton Pereira: Sim. Espetáculos teatrais, apresentações da Orquestra Sinfônica, shows musicais, carnaval, etc... Estes eventos ocorrem nos espaços Culturais como Teatro Nacional, Museu Nacional, nas Administrações Regionais, Centro Cultural Três Poderes,  Esplanada dos Ministérios e inclusive na Funart. Os eventos são destinados para pessoas dos diversos níveis da sociedade.

 Esquina: Os brasilienses costumam frequentar esses eventos? O senhor tem dados para nos fornecer?

Hamilton Pereira: As apresentações da Orquestra Sinfônica que ocorrem todas as terças-feiras por exemplo contam com a Sala Vila Lobos sempre lotada. Os shows de Ano Novo e Natal e aniversário de Brasília que ocorrem na Esplanada e Torre de Tv também apresentam um ótimo público. O Festival de Bonecos que é uma iniciativa da sociedade que nós apoiamos alcançou mais de 100 mil alunos da rede escolar.

Esquina: Podemos considerar Brasilia uma capital cultural?

Hamilton Pereira: Brasília recebe o que é produzido em todos os cantos do Brasil, mas também produz sua própria arte. Brasília precisa valorizar esta diversidade cultural. É o espelho cultural de todo o País.

Esquina: Como está o funcionamento dos espaços públicos que oferecem eventos culturais?

Hamilton Pereira: O Cine Brasília é a próxima obra que vamos entregar - não se trata como ocorreu ao longo dos anos passados de realizar uma mão de tinta - trata de um restauro. É preciso recuperar o Teatro Nacional, o MAB, a Casa do Cantador o Espaço Renato Russo, concluir a recuperação do Museu do Índio para que a gente possa chegar em 2014 com os espaços culturais de Brasília adequados para o cidadão do DF e para as pessoas que nos visitam.

Listas de lugares no mapa:



Confira também no mapa os locais:


Ver Brasília de graça num mapa maior