Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Energia solar é sinal de sustentabilidade e economia

Por: Paulo Stefanini
pauloepstefanini@gmail.com


Toneladas de CO² deixam de ser despejadas quando a iluminação natural é convertida em energia elétrica ou térmica. Na capital, uma referência para a matriz

 



                                       Foto por Paulo Stefanini


Para solucionar o problema de fontes não renováveis de energia, uma alternativa tem se destacado como menos agressiva ao ambiente e de uma funcionalidade muito promissora: a energia solar. Suas aplicações práticas podem surgir do armazenamento para conversão direta em energia elétrica, ou energia térmica, está sendo usada principalmente para o aquecimento de água. A iluminação natural, uma fonte renovável de energia, pode ser aproveitada de forma a reduzir as necessidades e os custos de se adquirir iluminação e aquecimento por meios tradicionais.


De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, o Brasil possui hoje 13 usinas fotovoltaicas em operação, que transformam a radiação solar em energia elétrica. O número não é dos mais atraentes, se considerado o potencial brasileiro para o aproveitamento desse tipo de energia e a necessidade global de economia e reutilização das águas.

Uma das usinas brasileiras fica no centro de Brasília, e foi inaugurada em fevereiro de 2011 na Embaixada Italiana na capital. O projeto é a segunda maior planta fotovoltaica ativa no país – atrás apenas de uma estação no Ceará -, com 405 painéis, que produzem energia para o uso dos escritórios, das habitações para os funcionários da segurança e da residência do embaixador. 7,6 toneladas de CO² deixam de ser despejadas por ano por causa do projeto. As vantagens, no entanto, não atendem apenas os conceitos sustentáveis de arquitetura e engenharia. A embaixada não desembolsa um centavo sequer em energia elétrica, conforme acordo de troca mútua firmado com a CEB. Enquanto o sol bate nos painéis da embaixada, a energia gerada também alimenta postes de vias públicas da região, mas à noite, quando o sol não contribui, a CEB retribui com o abastecimento tradicional.

Embora alguns fatores, como a elevada taxa de juros do Brasil, ainda contribuam para a pequena procura dessa matriz e sua baixa utilização no cenário nacional, o acréscimo no valor das construções é logo revertido pela operação das casas, já que terão consumo de água e luz mais baixos do que aquele em casas que utilizam o abastecimento tradicional. É o caso do engenheiro civil Ruyter Kepler de Thuin, que acrescentou os painéis à estrutura da sua casa há dois anos, na QI 26 do Lago Sul, e já observou as mudanças. “As contas de energia tiveram um decréscimo de pelo menos 30% desde que os painéis foram instalados. O investimento é garantido”.

Veja mais fotos de casas e locais em Brasília que utilizam energia solar:

 
7,6 toneladas de CO² deixam de ser despejadas por ano pela embaixada italiana.
 
 

                                            
A conversão para energia térmica mantém piscinas e chuveiros com água quente durante todo o dia.

 
 A Embaixada da Itália é abastecida integralmente a  energia solar.

Aquecimento solar para piscinas é uma das aplicações mais comuns. Residência na QI 26 do Lago Sul.
 
 
Iluminação natural abastece lâmpadas no hall de entrada da embaixada italiana.
 
 
Hall de entrada da Embaixada Italiana.