Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Panfleteiros em Taguatinga distribuem duas mil propagandas ao dia para ganhar R$30

 
Na luta por empregos, os panfleteiros em Taguatinga arriscam-se nos semáforos entre os carros, sujeitam-se ao sol forte, cumprem uma carga horária de oito horas, ganham em média R$ 30 ao dia, entregando diariamente dois milheiros. 
De segunda a sexta, das 8h30 às 17h e com 2h de almoço, Adriana Souto Lima, 40 anos (ouça entrevista de Adriana, sai do Setor O para panfletar no centro de Taguatinga, perto da Praça do Relógio.  Há apenas um mês no ramo da panfletagem, não tem outra opção, prefere estar ganhando semanalmente seus 150 reais do que ficar parada.

“Tenho muito medo do trânsito, mas não tem outro jeito. No final do mês pagar o aluguel, a água, minha alimentação e a luz, é o mais importante”, desabafa Adriana. 

Aos 20 anos, a jovem panfleteira, Suze Naely Ferreira da Silva, ganha mensalmente um salário mínimo. Trabalha em Taguatinga Norte, cinco vezes por semana e 6h corridas, sem direito a almoço e 15 minutos de descanso.
Segundo Suze, a maioria das empresas que contratam o serviço de panfleteiro não ficha carteira, mas tem a opção de ganhar um pouco mais. “A pessoa pode ser contratada por uma ou mais empresas, panfletando e assim dobrando o seu salário”.

Francisco de Assis, 60 anos, ajudante de caminhão e panfleteiro.
Há 26 anos, Francisco de Assis, ajudante de caminhão de uma firma para materiais de construção, localizada na Ceilândia, possui uma grande alegria e disposição contagiante. Nas horas vagas, panfleta nos semáforos no Centro de Taguatinga, divulgando a empresa em que trabalha, sem ganhar nada por isso.
“Não interessa a idade. O importante é poder ser útil, ganhar seu salário honestamente e ter prazer no que faz”, finaliza Francisco.
CBO – Classificação Brasileira de Ocupações
É uma fonte de informações sobre todas as ocupações existentes no mercado de trabalho brasileiro. Desde outubro de 2002, os panfleteiros são reconhecidos através de um código, como cartazeiros, pessoas que prestam serviços a empresas e pessoas.
www.mtecbo.gov.br

Por Fernanda Macheone