Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

NO SINAL - Ivanildo do skate tem projeto social

Ivanildo, em seu skate, pede esmolas no semáforo




“Minha vida é um jornal”. É assim que José Ivanildo da Silva, ou melhor, Ivanildo do skate, define a sua vida. O homem, que é o famoso pedinte do semáforo ao lado do cemitério Campo da Esperança, consegue cerca de mil reais por mês para sustentar a família. E tudo isso com um detalhe: em cima de um skate!  Ivanildo do skate é conhecido assim por ser deficiente físico e não poder ficar de pé. Além do dinheiro arrecadado no semáforo, Ivanildo ganha ainda cerca de 600 reais por mês da aposentadoria e lembra, “com um salário mínimo, não se vive em Brasília”.

Sua vida em Brasília começou mesmo, em 1998, quando pedia dinheiro na Rodoviária do Plano Piloto para construir a casa dos sonhos em Céu Azul, no Valparaíso, onde já tinha um terreno. Foram as doações e esmolas que construíam a casa em que Ivanildo vive hoje com a mulher Elvanice, juntos há oito anos, e os três filhos: Moisés, 14, Olaila Cristina, 10 e o bebê, de 2 meses.


Ivanildo é um homem que espanta a tristeza e gosta de fazer o bem. Ele tem um projeto em prol das crianças carentes da sua cidade. Todo mês de setembro ele arrecada dinheiro e doações no semáforo do Gilberto Salomão para fazer uma linda festa do Dia das Crianças, no dia 12 de outubro. É através do projeto que ele vê um futuro melhor. Agora o sonho é outro: formar uma ONG reconhecida do projeto das crianças.

Sonho realizado

Em um relato muito longo, o alagoano conta que, ainda na sua cidade natal, tinha um sonho: vir à capital federal para ganhar dinheiro e ter uma vida melhor. Como sempre foi pedinte, não tinha dinheiro suficiente pra vir até Brasília, mas o sonho falou mais alto. Ivanildo vendeu tudo que tinha e juntou 300 reais, valor que o ajudou a chegar até Salvador.

Foi uma igreja evangélica da capital que o acolheu por três meses. Mesmo sendo católico, Ivanildo agradece toda ajuda da comunidade evangélica. Homem de muita fé, sempre anda com a bíblia sagrada nas mãos e acredita em milagres. Para ele, tudo que aconteceu em sua vida foi um milagre de Deus. O primeiro foi quando um homem desconhecido o ajudou, lhe doou mil reais e o levou à igreja que lhe ofereceu lugar para dormir. Foi lá que Ivanildo ganhou vários móveis e mais 800 reais para melhorar de vida.

Vida na política

Ivanildo sempre esteve no meio da política. Sem pensar em se candidatar ainda, ele ajudou um candidato a prefeito na capital baiana para ganhar 100 reais e assim, realizar o sonho de chegar em Brasília.

E quem pensa que a vida na política já terminou, esse é só o começo. Ivanildo ajudou a atual prefeita de Valparaíso a se candidatar e, garantiu um emprego na prefeitura da cidade. Mas não para por aí. Ivanildo foi candidato a vereador de Valparaíso, mas nem chegou perto de ser eleito.

E surge a pergunta: se ele tem emprego garantido, por que ainda vive no semáforo como pedinte? Ivanildo é claro, “se eu saio da prefeitura depois de quatro anos, é difícil para requerer a aposentadoria de novo”. Ele destaca que o processo é muito burocrático e ele pode ficar sem dinheiro.

Alegria no semáforo

Em meio a tantas dificuldades, Ivanildo do skate sempre está com um sorriso no rosto. Porém, o preconceito também faz parte da sua história. Seja pela deficiência, ou pela condição de pedinte.


O maior presente que ganhou no semáforo foi uma doação no valor de R$ 3.100 de um motorista. E o melhor momento: “Chega arrepio”, diz. Ivanildo ganhou muletas de outro motorista, mas com a paralisia nas pernas não consegue ficar em pé, por isso conseguiu doá-las a um amigo deficiente que não tinha condições de ter uma.

O maior aprendizado que Ivanildo vai levar pra vida inteira é o sorriso e a alegria de cada um que passa por aquele semáforo. Ivanildo do skate, um homem sorridente, cheio de alegria e de fé não esconde as dificuldades, mas também não lamenta e sim, agradece a Deus por tudo que conseguiu até hoje.

Por Gabriela Echenique - Jornal Esquina On-line