Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Especialistas garantem que poder de decisão é fundamental para alcançar objetivos

Não bastar ter vontade para alcançar objetivos. E mais: é preciso decidir que metas traçar e aonde se pretende chegar. Quem afirma é a consultora e coach, Adriana Marques, em entrevista. Ela diz que para alcançar o objetivo tão desejado, é preciso realizar o passo-a-passo para prever resultados e buscar os recursos necessários para atingir as metas.
Assista a entrevista completa

Vida pessoal e profissional

É comum as pessoas acreditarem que, ao se traçar metas, o âmbito profissional está em primeiro lugar. Mas a coach Adriana Marques alerta que as pessoas devem traçar metas em, pelo menos, quatro áreas da vida. “A área pessoal é a que oferece base e consistência à vida das pessoas, e por isso é a mais importante quando se pensa em atingir objetivos”, diz Adriana Marques.
Não menos importantes, o âmbito profissional, os relacionamentos e a qualidade de vida, são as outras áreas em que as pessoas devem também se dedicar e buscar resultados.
A aluna de Letras, Rafaela Alves, acredita que a área profissional continua sendo a mais importante e mais difícil para alcançar os objetivos. Para ela, a maior realização a ser conquistada é passar em um concurso de taquígrafo, seu sonho desde criança. Além disso, Rafaela destaca que ninguém vive sem estudo, portanto pretende fazer intercâmbios e falar mais de quatro línguas fluentemente.
Características brasileiras

Os brasileiros não são as pessoas que mais traçam metas no mundo. Segundo Adriana Marques, os brasileiros vivem muito bem e não se preocupam em sair da zona de conforto em que estão. 

Além do famoso jeitinho, o povo brasileiro é caloroso, cordial e amigável e isso faz com que estejam sempre de bem com a vida e com os outros. Essas características são os principais motivos para os brasileiros não pensarem em traçar metas na vida.
Para a estudante de Jornalismo da UnB, Ingridy Peixoto, que mora sozinha em Brasília, no momento, a principal meta que ela pretende atingir é ser independente e garantir um emprego estável que lhe possibilite viajar pelo mundo inteiro, quando quiser.

Variáveis fundamentais

A consultora e coach, Adriana Marques, destaca três fatores essenciais quando se quer atingir um objetivo. É preciso que, além de estabelecer um prazo para alcançar essa meta, a pessoa tenha regras fundamentais para caminhar em direção ao objetivo.

Outro fator importante destacado pela consultora é a satisfação pessoal. As pessoas não devem pensar em satisfazer os pais ou amigos ao traçar metas. O objetivo da sua vida deve ter um significado pessoal para você, e não para os outros.

Por Gabriela Echenique - Jornal Esquina On-line