Câmara de Compensação Ambiental desburocratiza o investimento privado no projeto Brasília Cidade Parque
Por Cevs Volpi e Kaká Guimarães
(Divulgação IBRAM)
O projeto Brasília Cidade Parque iniciou a implantação de benfeitorias nos parques do Distrito Federal. Idealizado por Lúcio Costa e realizado pelo IBRAM – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal visa implantar os 68 parques ecológicos e as 22 unidades de conservação do Distrito Federal de forma sustentável e com o apoio de instituições públicas e privadas.
O objetivo é que as empresas retribuam às cidades do DF, toda a degradação que causaram ao Meio Ambiente. Por meio da Câmara de Compensação Ambiental, as empresas poderão financiar a implantação de benfeitorias nos parques definidos pelo IBRAM.
Serão realizados reparos gerais, limpeza, construção de novos banheiros, viveiros para educação ambiental, sinalização, reforma nos portões de acesso de pedestres, guaritas, aquisição de mobiliário urbano, recuperação de áreas erodidas e degradadas. O projeto contempla ainda quadras poliesportivas, pistas de skate e ciclovias.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eduardo Brandão, os parques oferecerão espaços de convivência em contato com a natureza, que melhorarão significativamente a qualidade de vida dos moradores do Distrito Federal.
Parques que já são utilizados pela população, como o do Guará e o de Águas Claras, também passarão pelas obras do projeto, porém o presidente do IBRAM, Moacir Bueno, tranquiliza a população: “Os usuários poderão manter suas atividades no parque enquanto realizamos as obras. As diversas ações seguirão um cronograma para que tudo seja finalizado o mais rápido possível”. Segundo a assessoria de comunicação do IBRAM, a previsão é que todas as obras estejam concluídas antes do início da Copa do Mundo de2014.