Por Lucas Pacheco
No Dia Mundial sem Carro, a situação do transporte público e o trânsito não motivam o brasiliense a deixar o automóvel em casa. Na manhã da quinta-feira (22) em que o dia foi lembrado, a Policia Rodoviária Federal (PRF) e a Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV) não souberam informar quantos carros vieram para Brasília. A reportagem do Esquina online foi às ruas falar com pedestres, motoristas de carros e ônibus para descobrir o problema.
Em 2009, o DF tinha cadastrado no Detran 5.690 motoristas de ônibus. Para alguns, uma solução possível para tornar o trânsito da cidade mais dinâmico é a construção de faixas exclusivas para ônibus. “A construção de mais uma faixa ajudaria muito a gente. Provavelmente diminuiria o trânsito”, afirma o motorista de ônibus, Rafael Aguiar.
Segundo o secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho, o governo fará uma licitação dos novos veículos e deve ser concluída em março de 2012. A partir de então, serão seis meses para que os ônibus comprados entrem em circulação. Também prometeu obras para corredores exclusivos para ônibus para diminuir o tempo de traslado dos passageiros.