Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Hora de pico - Veja como foi o Dia Mundial sem Carro. Veja soluções de trânsito, segundo secretário



 Por Lucas Pacheco

No Dia Mundial sem Carro, a situação do transporte público e o trânsito não motivam o brasiliense a deixar o automóvel em casa. Na manhã da quinta-feira (22) em que o dia foi lembrado, a Policia Rodoviária Federal (PRF) e a Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV) não souberam informar quantos carros vieram para Brasília. A reportagem do Esquina online foi às ruas falar com pedestres, motoristas de carros  e ônibus para descobrir o problema.
De acordo com Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), a capital e em entorno têm mais de três mil ônibus para a população, contudo muitos são considerados velhos. No final da W3 Norte, as empresas de ônibus estacionam os veículos em um “barrão”. Segundo um fiscal de ônibus, as companhias têm autorização do governo para deixar os veículos lá.

Em 2009, o DF tinha cadastrado no Detran 5.690 motoristas de ônibus. Para alguns, uma solução possível para tornar o trânsito da cidade mais dinâmico é a construção de faixas exclusivas para ônibus. “A construção de mais uma faixa ajudaria muito a gente. Provavelmente diminuiria o trânsito”, afirma o motorista de ônibus, Rafael Aguiar.
Segundo o secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho, o governo fará uma licitação dos novos veículos e deve ser concluída em março de 2012. A partir de então, serão seis meses para que os ônibus comprados entrem em circulação. Também prometeu obras para corredores exclusivos para ônibus para diminuir o tempo de traslado dos passageiros.