Por Clara Ferreira
Água, frutas no lanche dos alunos e menos esforço físico são algumas das medidas adotadas
O Distrito Federal completa, hoje (16/09), 90 dias sem chuva. A seca que a cidade enfrenta causa problemas para a saúde da população, principalmente para crianças e adolescentes.
Devido à baixa umidade relativa do ar a Defesa Civil recomendou a suspensão das atividades esportivas ao ar livre, em escolas onde não há quadra coberta, das13h às 17h. A orientação vale tanto para as escolas públicas e privadas.
A coordenadora de uma escola particular do DF, Geovana Carla cancelou as aulas de educação física pelo período da tarde e suspendeu as brincadeiras com bola no intervalo. As crianças também vão à piscina duas vezesna semana.
Escolas e pais tentam arrumar alternativas para aliviar o desconfortoque a seca proporciona para os jovens. De acordo com a coordenadora de EducaçãoInfantil de uma escola na Asa Sul, Adriana Coelho, as crianças são orientadas asempre carregar para a aula uma garrafa de água. Os alunos também estão liberadospara usarem sandálias ou calçados mais confortáveis e camisetas brancas, maisfrescas que as do uniforme.
O lanche dos alunos também tem sido mais leve. “São servidasfrutas por serem alimentos gostosos, refrescantes, nutritivos e leves”. Alémdisso, as crianças tomam banho de mangueira durante o recreio.