Por Luísa Peleja
Estudante de jornalismo
Como em um espelho, enxergar os pontos fortes e fracos de si mesmo. Ao saber das limitações, saber como chegar aos resultados. Eis o que propõe o coaching ontológico que consiste em uma consultoria que auxilia na resolução de diferentes necessidades estratégicas em diversas áreas de empresas, com capacidade de gerar resultados concretos a curto e médio prazo. Na noite de terça (6), o consultor Judah Reis apresentou o tema para estudantes do UniCEUB.
Durante o encontro, foram divididas experiências e dicas de como obter sucesso no mercado de trabalho a partir do autoconhecimento. Segundo o palestrante, grandes empresas de todo o mundo já utilizam essa técnica e a tendência. Conforme explica, o autoconhecimento é cada vez mais exigido como condição fundamental para um candidato alcançar um cargo de gerência. “Chegamos a um momento em que só técnica não é suficiente. As pessoas precisam aprender a se relacionar e conhecer a si mesmo para alcançar um objetivo lá na frente”, disse.
Judah arriscou ainda dizer que o coaching vai acabar, “Não no sentido de que as pessoas não vão fazer mais coaching, mas essa atividade passará a ser obrigatória. Todas as pessoas que atuam em um nível gerencial têm que ter esse conhecimento para atuar nas suas áreas. O especialista irá perder lugar no mercado porque todo mundo deverá ter essa habilidade”. Para o consultor, várias instituições até já adotaram o coaching como valor da empresa, “Hoje em dia as pessoas não sabem se relacionar. Elas só acham, mas não sabem o que está ao fundo dos relacionamentos. Saber disso torna a comunicação muito mais eficaz e produtiva”. A palestra fez parte de uma atividade promovida pela empresa júnior da universidade, a Projetos Consultoria Integrada.
Leia mais
Planejamento de carreira é essencial
Consultor propõe autoconhecimento para se ter sucesso profissional
16:51
Economia