Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Entenda os índices levados em conta para avaliar o crescimento do país

Os dados de março do IPEA apontaram instabilidade no crescimento econômico do país. Para fazer a mensuração desses resultados, o órgão leva em conta componentes que entram na planilha de avaliação. Entenda o motivo da instabilidade. Saiba quais são esses índices:

Índice de Qualidade do Crescimento

Envolve o crescimento da formação bruta de capital fixo; o crescimento da produção de bens de consumo; a produção dos bens de consumo duráveis; produção de bens de consumo não duráveis; foco de queimadas no país e da emissão de carbono; a massa salarial e também aexpectativa dos empresários.
Índice de Qualidade de Inserção Externa

É composto pela exportação de bens manufaturados; pelo total das exportações; pelo investimento direto estrangeiro; o total dos investimentos estrangeiros no Brasil; os termos de troca; a renda líquida enviada ao exterior e, por fim, pelas reservas líquidas internacionais.
Índice de Qualidade do Bem-Estar ou de Desenvolvimento Social

Abrange a taxa de desemprego; as ocupações formais em relação ao total; a taxa de pobreza; a mobilidade social e a taxa de desigualdade de renda.

(Mariana Torres - Agência de Notícias CEUB, com dados do IPEA disponíveis em www.ipea.gov.br)