Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Cerca de 60 denúncias por discriminação sexual no trabalho são recebidas por mês pelo Disque 100. Mas é difícil avaliar quantos casos são julgados pelos tribunais

Por Erika Suzuki


A cada dia, pelo menos duas pessoas, no Distrito Federal, denunciam abusos relacionados à discriminação no trabalho por causa da orientação sexual. Os números são da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedest), órgão responsável por desenvolver e implantar políticas de combate à discriminação no DF. “O número de casos de homofobia não aumentou ao longo do tempo. Hoje, no entanto, existem mecanismos de denúncia”, explica a assistente social Carolina Silvério, do Núcleo de Atenção à Diversidade e Intolerância Sexual, Religiosa e Racial (Nudin).


O maior número de denúncias é recebido pelo Disque 100. ONGs brasilienses de defesa dos direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) também estão preparadas para receber denúncias, como a Estruturação e a Elos. “Quem for vítima de discriminação pode entrar em contato com a Elos. Contamos com um núcleo jurídico que presta orientação às vítimas”, diz o presidente da ONG, Sérgio Nascimento.


Apesar da existência dos canais de denúncia, é difícil dizer quantos casos são julgados pelos tribunais. Segundo Sérgio Nascimento, as pessoas têm dificuldade em provar que sofreram abusos. Além disso, como discriminação sexual não é crime, os casos são julgados como injúria e agressão. A assessoria do TST, Tribunal Superior do Trabalho, informa ser impossível quantificar as ações por homofobia.                                                                                                                         


A assistente social Carolina Silvério, mesmo assim, recomenda que as denúncias sejam feitas. “É a única forma de saber quem são as vítimas e poder lutar pela defesa dos direitos do grupo”, explica. Ano passado, uma rede de supermercados da cidade foi advertida pelo Ministério Público após uma funcionária que era transexual denunciar à delegacia do trabalho que era vítima de discriminação na empresa. “Eles tiveram que fazer uma campanha de sensibilização em todos os supermercados da rede com o objetivo de combater o problema”, conta Silvério.



Combate à homofobia (Elos LGBT)