Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Mecanismo de compensação ambiental acelera obras de revitalização e implementação de parques no DF

Por Dener Giovanini e Erika Suzuki


O governo adotou mecanismo de compensação de impacto ambiental para acelerar a implantação e revitalização dos parques no DF. A construtora JC Gontijo, por exemplo, saldou parte da dívida ambiental com obras de revitalização do parque ecológico Ezequias Heringer, o parque do Guará.

Parte dos três milhões de reais investidos em obras no parque era devida pela empresa ao governo por causa de empreendimentos como o Living Park Sul. Guarita, estacionamento, iluminação e playground estão entre as benfeitorias. Com mão-de-obra e máquinas próprias, a empresa conseguiu reduzir custos.

De acordo com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), 72 parques ecológicos foram criados por decreto na região. Destes, somente 15 saíram do papel, ou seja, foram efetivamente implantados e estão em funcionamento. Mesmo assim, alguns deles precisam de melhorias na infraestrutura, como instalação de equipamentos de lazer e áreas de convivência. 

O agente do parque do Guará, João Paulo Alves, lamenta o abandono de áreas que deveriam ser preservadas. “As pessoas parecem ignorar a riqueza e a importância do cerrado”, avalia. Os espaços verdes, carentes de cuidado e proteção, viram depósito de lixo e entulho. “Outro problema é a ocupação irregular dos terrenos”, diz Alves.

A adesão de empreendedores tem sido positiva, segundo o Ibram. Atualmente, 25 milhões de reais estão sendo investidos em 10 projetos de implantação e revitalização de parques no DF. A meta do governo, segundo a assessoria do Ibram, é recuperar as 22 unidades de conservação e os 72 parques ecológicos da região até o fim de 2014.

Invasões de áreas públicas, especulação imobiliária e crescimento desordenado ameaçam a qualidade de vida da população no Distrito Federal. Por isso, espaços com cerrado nativo ou áreas gramadas e arborizadas de lazer e contemplação tornam-se cada dia mais importantes para o equilíbrio ambiental, a saúde e o bem-estar dos brasilienses.


Pôr-do-sol no cerrado (VivaTerra)