Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Dia dos namorados movimenta o comércio brasiliense


Por Gabriela Vogado, Julio Guilherme Franco  e Bruna Cravos 
 
A época mais romântica do ano está chegando. O dia dos namorados é uma das datas que mais movimenta o mercado brasileiro. Os comerciantes acreditam no aumento de até 5,5% das vendas, de acordo com o Sindicato dos Comerciantes Varejistas do Distrito Federal (Sindivarejista). Dentre os produtos mais procurados pelos casais estão chocolates, artigos de couro, perfumes e roupas. O gasto médio com os presentes deve ser de R$ 74, segundo cálculo do Sindivarejista.

Para a estudante de direito Luciana Chaves (21), que namora há dois anos, a troca de presentes é essencial. “É a melhor parte. Fico sempre ansiosa e capricho muito todos os anos. Neste dia dos namorados vou dar o capacete que ele sempre quis e mais algumas coisas fofas, que eu ainda vou fazer”, conta.

A administradora Fernanda Carvalho (27) prefere presentear o amado com coisas úteis. “Gosto de dar roupas porque é algo que ele pode usar mais vezes. Chocolate é gostoso, mas é melhor se vier acompanhado de outra coisa”.

Mas há quem prefira a comemoração à troca de presentes. Rosélia Silva (33) é secretária e casada há dez anos. Para comemorar a data, ela e o marido planejam ir ao cinema e curtir juntos uma noite bem romântica. “Acho que o mais importante é estar junto da pessoa amada. O presente é apenas um complemento”, conta.

Motéis esperam aumento de 100% para o dia 12 de junho  

Já virou uma tradição, como afirma Elza Bezerra, gerente de uma rede de três motéis. “Este ano, como o dia vai cair numa terça-feira, acredito que, em comparação com outra terça-feira qualquer, o aumento será de 100%. Se comparado ao ano passado, deve aumentar 15%”, afirma. Segundo ela, a data também é comemorada por pessoas casadas, “amigos coloridos” e até por solteiros que contratam acompanhantes. O importante é não ficar sozinho.

Ainda segundo Elza, para quem resolver ir a um motel nesta data, o importante é se programar antes para não enfrentar filas. “O que realmente aumenta no dia dos namorados é o tumulto, pois a nossa capacidade continua a mesma. O problema é que todos resolvem ir a motel e sempre no período entre 19h às 02h”, diz a gerente.

Para comemorar a data, a estudante de jornalismo Marina Bártholo já preparou um roteiro que inclui jantar vegetariano e troca de presentes. A data é bem especial, pois o casal também comemora seis meses de namoro. Mas o motel vai ficar para uma próxima oportunidade. “Também pensamos em ir a um motel, mas não vamos encarar a fila interminável e nem um quarto muito usado no dia”, comenta.