Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Comissão do Senado propõe criminalização de bulliyng


Elaine Andrade e José Maurício Oliveira

A comissão especial de juristas designada pelo Senado Federal para elaborar propostas para o Novo Cógido Penal pretende criminalizar o bulliyng. A sugestão é que o assédio moral contra crianças e adolescentes seja punido com pena de um a quatro anos de prisão, caso o autor seja maior de idade. Quando o agressor for menor de 18 anos, ele ficará sujeito a medidas socioeducativas. O bulliyng foi classificado como “prática vexatória” na proposta aprovada pela comissão no final do mês de maio.

Segundo a psicóloga Juliana Gebrim, o assédio tem duas formas: direta e indireta. Na primeira, a vítima sofre agressões físicas. Na segunda forma, a criança ou adolescente é isolado dentro da escola. Além disso, a prática envolve necessariamente três lados: o agressor, a vítima e a plateia. “A intenção é, sempre, agredir publicamente pois é uma forma de o praticante sentir-se no controle, com poder”, explica a psicóloga.

A servidora pública Cristiane Alves passou por momentos de angústia há três anos. O filho Gustavo* sofreu bulliyng dos cinco aos dez anos de idade. Um colega de classe, com a ajuda de outros, ridicularizava Gustavo na frente de outros estudantes. “Chegou ao ponto de os meninos o segurarem e abaixarem as calças do meu filho na frente de todos”, relatou. Cristiane contou que o filho raramente reclamava e sofria em silêncio. “Quem me alertou para o assunto foi a pediatra e a fonoaudióloga”, afirmou a mãe, que, a partir disso, passou a monitorar o garoto, pedir providências da escola e dos pais dos agressores.

De acordo com Juliana Gebrim, é importante observar o comportamento da criança ou do adolescente. “Se a criança não quer ir para a escola, se estiver irritadiça e até agressiva ou se a família perceber que ela está se isolando socialmente, o melhor é investigar, pois algo de errado está acontecendo”, explicou a psicóloga.

Para ela, o acompanhamento terapêutico é fundamental nesses casos. “As consequências são graves e vão desde a perda da autoestima, falta de apetite, dificuldade de aceitar críticas, depressão, agressividade até o suicídio. “Há casos em que os danos são, inclusive, irreversíveis ”, alerta. Juliana ainda recomenda que a família da criança agredida procure também a direção da escola para que ela tome providências.



Novo Código Penal
O Legislativo decidiu revisar o texto do Código Penal que, atualmente, tem 361 artigos e foi sancionado em 1940. Formada em outubro de 2011, a comissão especial de juristas elabora o anteprojeto do novo Código Penal. A previsão é que o texto fique pronto no final de junho, quando começa a tramitar como projeto de lei no Congresso.
* nome fictício