Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Desilusão amorosa pode provocar danos à saúde, diz pesquisa

Por Elaine Andrade e José Maurício Oliveira
Segundo estudo de uma universidade do Reino Unido, a pessoa que sofre com o fim de um relacionamento pode ter a imunidade afetada. Com isso, chances de contrair doenças aumentam
Quem morre de amor é personagem de romance, certo? Talvez a realidade não esteja tão distante da ficção. Uma pesquisa da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, revelou que a perda da pessoa amada pode sim ameaçar a saúde. Segundo o estudo, o vazio sentimental poderia reduzir a imunidade e a chance de contrair doenças se torna bem maior. Um estresse emocional causado por uma desilusão amorosa ou a morte de um companheiro teria um impacto direto sobre o funcionamento do organismo humano.

 A psicóloga Juliana Gebrim explica que o processo de uma desilusão amorosa pode ser extremamente doloroso. “A pessoa pode ter a autoestima bastante afetada, perder o apetite e sono, negligenciar a vida profissional, isolar-se socialmente, cair em depressão profunda e até, em casos mais graves, tentar suicídio”. A profissional afirma que a perda de um amor, ou da percepção que a pessoa constrói do que seja esse sentimento, é uma espécie de luto.  “Como todo luto, o indivíduo fica mais vulnerável física e emocionalmente. Se a mente não está bem, certamente a imunidade cai”, diz.

 De acordo com a psicóloga, a expectativa em relacionamentos amorosos é muito grande. “A pessoa imagina o parceiro muito melhor do que realmente é e quando sofre uma desilusão, ela potencializa aquele trauma que, normalmente, está relacionado a outros momentos e contextos da sua vida”, explica.
 A saída, segundo Juliana, é procurar ajuda especializada. “Um profissional bem recomendado faz toda a diferença em tratamentos como esses. Em, no máximo, dois anos, dependendo do paciente, ele estará recuperado”, continua.

 Uma desilusão amorosa custou quase dois anos de recuperação para a servidora pública Martha (nome fictício). “Passei por três consultórios de psicólogos diferentes quando terminei meu namoro pela primeira vez”. Durante esse período, de oito meses, ela perdeu o apetite e chegou a emagrecer dez quilos. Ela conta que pensou, inclusive, em suicídio, por achar que não suportaria viver sem o rapaz.

 Durante o tratamento para superar o trauma da rejeição, o ex-namorado de Martha pediu para voltar. “Com as mesmas promessas, ele se aproveitou que eu ainda estava vulnerável”, lamentou a servidora que, mesmo cedendo, continuou na terapia. Atualmente, após mais de um ano novamente afastada do ex, ela afirma que nunca esteve tão perto da cura completa para a desilusão que sofreu. “Estou saindo com outro rapaz há cerca de três semanas e aprendi a me amar antes de qualquer outra pessoa. Hoje sou mais feliz.”