Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Estudantes prestarão vestibular da UnB este final de semana

Mais de 21 mil inscritos em nove cidades disputam as vagas oferecidas

Por Gabriela Sant'Anna e Gabriela Vogado

A estudante Júlia Melo

O segundo vestibular de 2012 da Universidade de Brasília (UnB) será este final de semana. No total, são 21.368 inscritos, que disputarão 4.184 vagas divididas em 96 cursos de graduação. Parte dos inscritos, 844 pessoas, vão participar como treineiros e não disputam as vagas. O curso mais concorrido é o de medicina, com 90,93 candidatos por vaga, seguido de engenharia civil (25,97), direito diurno (24,15), relações internacionais (17,43) e arquitetura e urbanismo (17,03).

A prova será dividida em duas etapas e a primeira será de ciências humanas e redação. No segundo dia, os estudantes responderão as questões de exatas. Além de Brasília, mais nove cidades receberão os concorrentes: Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (GO), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).

Júlia Melo, 17 anos, é estudante do terceiro ano do ensino médio e vai prestar vestibular para comunicação social.  “Estou fazendo esse vestibular só pela experiência, não estou esperando passar, me preparei apenas com as aulas do colégio”.

Vestibular mesmo com greve

A greve que começou na semana passada não atrapalha a data do vestibular. Mas para alunos como Kamilla Turnes, 22 anos, que pretende emendar a primeira graduação num segundo curso, a paralisação das aulas pode ser um problema. No oitavo semestre de administração, Kamilla tem a intenção de também se formar em ciências contábeis. “Quero prestar o primeiro vestibular de 2013.    Mas corro o risco de só terminar o último semestre de administração depois da data limite para o registro dos calouros do vestibular de verão”, conta.

Segundo a Lei nº 12.089 de 11 de novembro de 2009, uma mesma pessoa não pode ocupar duas vagas, simultaneamente, em instituições públicas de ensino superior.