Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

EUROCOPA estreia com muitos gols


Em seu primeiro dia, com dois jogos, sete gols foram marcados. Espantando a previsão de que seria uma copa com poucos gols.

Por Paulo Rocha 
A abertura da copa foi feita por duas seleções sem muita tradição. Polônia e Grécia fizeram um bom jogo, cheio de alternativas. A Polônia, sede da EUROCOPA, contou com o forte apoio da torcida e marcou o primeiro gol. Lewandowski marcou aos 17 minutos, de cabeça, após um excelente cruzamento do meia Kuba.

Se para a Grécia já estava difícil, pois a Polônia não diminuía o ritmo, após um contra-ataque, no fim do primeiro tempo, Sokratis Papastathopoulos fez mais uma falta e tomou o segundo cartão amarelo, o que acarretou a sua expulsão.
A Polônia voltou para o segundo tempo com um homem a mais, porém diminuiu o ritmo, e logo sofreu por isso. Aos seis minutos o lateral Torossidis cruzou pra o arremate de cabeça do atacante Gekas, o goleiro se atrapalhou com um zagueiro do seu time, e a bola sobrou para Salpingids empurrar para o gol de carrinho.  
Após o gol sofrido os donos da casa sentiram um desânimo, porém começaram a dominar o jogo sem ameaçar o adversário. Foi aí que, após um lançamento da seleção grega, Salpingidis foi derrubado pelo goleiro polonês dentro da área. O pênalti foi marcado e o arqueiro da Polônia Szczesny foi expulso.
Contudo, o improvável aconteceu. O goleiro reserva Tyton entrou no lugar do meia Rybus, e defendeu o pênalti cobrado pelo experiente capitão da Grécia, Karagounis.

Com os dois times com dez atletas, o jogo ficou aberto, pois os dois se lançaram ao ataque buscando o gol da vitória. Porém, o tento não saiu. Mesmo sem um vencedor, o jogo foi muito emocionante, dando a impressão de que o torneio promete.

Rússia x República Tcheca
Já o segundo jogo, valendo também pelo grupo A, foi entre Rússia e República Tcheca. A Rússia entrou em campo com uma invencibilidade de 14 jogos. Mas logo no começo do jogo quem tomou a iniciativa foi a República Tcheca.
A Rússia, em um momento em que a seleção tcheca começava a crescer no jogo, foi quem marcou o primeiro gol aos 14 minutos do primeiro tempo. Zyryanov, pela direita, mandou na cabeça de Kerzhakov, que acertou a trave, a bola sobrou para Dzagoev acertar um chute potente para marcar o gol.
Foi ai que começou o show russo. Com uma troca de passes intrigante, com Arshavin comandando o meio de campo, aos 23 minutos, e fazendo um lançamento perfeito, Shirokov completou para marcar o segundo gol. Até o fim do primeiro tempo, a seleção tcheca teve que se segurar para não tomar o terceiro.
O segundo tempo começou e o jogo parecia decidido. Mas a República Tcheca voltou com muita força, e diminuiu o placar logo no início. Plasil percebeu a corrida de Pilar e meteu a bola entre os zagueiros. Só restou ao atacante driblar o goleiro e empurrar para o gol. Dando nova cara à partida.
Kerzhakov, atacante russo, teve várias chances para ampliar o placar, porém não obteve sucesso. Enquanto isso o jogo ia ganhando um clima de tensão, e o técnico da seleção russa trocou Kerzhakov por Pavlyuchenko.
O treinador parecia saber, pois em um dos seus primeiros toques na bola, Pavlyuchenko acionou Dzagoev, que encaixou um excelente chute cruzado, sem chances de defesa para o goleiro tcheco. Era o gol decisivo.
Mas ainda viria mais. Pavlyuchenko recebeu na entrada da área, e mandou uma pancada. Cech ficou a ver navios. E estava decretada a goleada russa por quatro a um.