Por: Vívian Azeredo
Já está em funcionamento desde o
começo deste mês (1º/06) , o Procon Digital, serviço de atendimento ao
consumidor online. De acordo com a Secretaria de Justiça do DF ( SEJUS) , o
projeto tem como objetivo facilitar a vida da população, reduzindo as filas de
espera e também dobrando o número de atendimentos totais. Durante 90 dias, o projeto estará em fase de
teste.
Para quem deseja utilizar o
serviço, é necessário se cadastrar no site com nome completo, e-mail,
localização e contato. O usuário que for fazer a denúncia contra a empresa que
desrespeitou o consumidor ainda terá a opção de anexar fotos e documentos. O
serviço online possibilita fazer denúncias e pedir orientação no caso de alguma
dúvida. O prazo para o atendimento é de no máximo 72 horas.
Para o universitário Christian
Thomas Oncken, o serviço tem grandes chances de facilitar a vida da população. ‘’ Além de evitar o deslocamento, as filas, o
serviço ainda traz rapidez e, portanto, atenderia melhor grande parte da
população que tem acesso à internet’’, disse.
Já a dona de casa Luciana Ribeiro
não acredita que o Procon Digital vá funcionar. ‘’Como outros serviços da mesma
natureza, haverá muito atraso, lentidão no sistema e o atendimento físico ainda
ficará comprometido em relação ao comparecimento direto a um estabelecimento do
Procon”, critica.
A assessoria de comunicação do órgão
foi procurada, mas não se retornou os contatos.
O horário de funcionamento do
serviço online é das 16h às 20h.