Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Medicação para a asma é oferecida de graça

Ministério da Saúde

Por Carla Souza e Talita Diniz

Os remédios estão disponíveis nas farmácias populares e farmácias conveniadas ao  Programa Aqui tem Farmácia Popular
Desde a última segunda-feira (04/06) nas Farmácias Populares do governo federal e nas unidades privadas, conveniadas ao programa Aqui tem Farmácia Popular, medicamentos para asma estão sendo oferecidos de graça.  Três tipos de medicamentos estão disponíveis.
Esses medicamentos já faziam parte do programa Farmácia Popular,e  eram ofertados à população com 90% de desconto nas unidades da rede própria e privada. Mas com a inclusão no Programa Saúde Não Tem Preço o governo assumirá a parte que era paga pelo cidadão.
A gratuidade deve beneficiar até 800 mil pacientes por ano. Hoje, o programa Farmácia Popular atende 200 mil pessoas. A estimativa do Ministério da Saúde é de que este número possa quadruplicar, como ocorreu com os medicamentos para hipertensão e diabetes, após um ano de lançamento da gratuidade, pelo Programa Saúde Não Tem Preço, iniciado em fevereiro de 2011.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, essa foi uma ação necessária. ” Estamos dando uma passo importante para reduzir o número de internações e de óbitos por asma”, diz o ministro.
A ação faz parte do programa Brasil Carinhoso, lançado neste mês pela presidenta Dilma Rousseff, e tem como objetivo tirar da miséria crianças de 0 a 6 anos de idade. Cerca de 2,5 mil pessoas morrem a cada ano por causa da asma.
Hoje, no Brasil existem mais de 20 mil unidades do programa Farmácia Popular. Para a retirada basta apresentar documento com foto, CPF e a receita médica, que deve estar dentro do prazo de validade.