Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Brasília lidera índice de sobrepeso e obesidade infantil

Por Cecilia Sóter

O Distrito Federal é a unidade federativa com maior índice de sobrepeso e obesidade infantil, com índice similar somente no Rio Grande do Sul, segundo levantamento feito pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, ligado ao Ministério da Saúde. Na capital federal, uma em cada três crianças de cinco a dez anos está acima do peso. Em 2011, dos 33,8% pesquisados, 17,4% têm sobrepeso e 16,4% estão obesos. Em 2010, meninos e meninas nesta situação representavam 27,1% dos entrevistados, um crescimento de 6,7 pontos percentuais em 12 meses. A nutricionista Patrícia Martins Fernandez, especialista em nutrição infantil, afirma que a industrialização de alimentos, junto com outros fatores, como falta de atividade física, é o principal motivo da obesidade infantil. Ela explica que os produtos industrializados trazem em média 16% de açúcar, 6% a mais do que o recomendado. De acordo com a nutricionista, a solução é a iniciativa dos pais em controlar a alimentação da criança. “Eles devem evitar trocar os alimentos naturais, como o suco da fruta pelo industrializado, aqueles de caixinha”, diz Patrícia Fernandez.
Controle sem privar - Segundo a nutricionista, o excesso de açúcar na alimentação da criança representa um grande perigo. “Os principais males são a obesidade, o excesso de cáries e déficit de atenção. O açúcar também deixa a criança excitada, fazendo com que ela se distraia facilmente”. Ela explica que a melhor forma para não cortar de vez os doces da vida da criança é evitar no meio da semana e liberar, com cautela, no final de semana. Patrícia Fernandez esclarece que o alimento zero açúcar não é recomendado. Ela afirma que, ao tirar o açúcar, é acrescentado mais gordura, sódio e outras substâncias, o que de qualquer forma influenciaria no peso da criança.