Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Mais de mil pessoas vivem em situação de rua no DF

De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), do total de pessoas em situação de rua em Brasília, 1.900 são adultos e deste número, 80% são homens. Segundo o Decreto n.º 7.053, de 23 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua, as pessoas caracterizadas dentro desse grupo, estão em estado de extrema pobreza, vínculos familiares fragilizados ou rompidos e a inexistência de moradia convencional regular. São também pessoas que utilizam patrimônios públicos e áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente.
As principais razões que levam as pessoas às ruas no Brasil, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), são alcoolismo e drogas (35,5%), desemprego (29,8%) e desavenças com a família (29,1%). É o caso de Ronaldo, 40 anos, morador de rua há 20. Após se separar de Elenice, com quem teve um filho, foi para a rua, e se diz satisfeito com a situação.
“Não tenho vontade de sair da rua, porque já me acostumei com a vida que levo”, revela. Ronaldo, que sempre fica em pontos da Asa Norte pedindo dinheiro e comida, conta que só tem vontade de conseguir um emprego com carteira assinada e uma casa quando está chovendo, porque diz ter medo de água.
Apesar de estarem separados, Elenice e Ronaldo continuam amigos. O ex-casal estava junto, em uma quadra da Asa Norte, tentando conseguir comida para os filhos, de outros relacionamentos. Ela tem oito filhos e ele quatro. “Eu tenho uma casa no Recanto das Emas, mas lá ninguém me ajuda e como eu não trabalho, fica difícil criar meus filhos. Por isso eu venho para o Plano pedir cesta básica em igrejas, além de comida e dinheiro nos apartamentos”, relata Elenice.
         Segundo pesquisa sobre a População em Situação de Rua do Distrito Federal, realizada pela Universidade de Brasília (UnB) com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP/DF), nessas regiões se encontram 31,5% da população de rua adulta do DF. A equipe de abordagem social é composta por Educadores e Educadoras Sociais que atuam em uma perspectiva politico-pedagógica de fortalecimento do protagonismo e garantia de direitos dessa população.
Para esta população o GDF tem um Centro Especializado para a População em Situação de Rua (POP). Fica localizado na Asa Sul e tem integrado em sua estrutura uma equipe do Núcleo Especializado em Abordagem Social (NUASO), que realiza ações nas Regiões Administrativas de Brasília, Cruzeiro, SIA, Lago Sul, Lago Norte e Sudoeste/Octogonal.