Por Stella Maris
O Centro Universitário de
Brasília (UniCEUB) ofereceu em outubro aos estudantes de jornalismo uma discussão
a respeito do futuro da profissão. Marina Costa trabalha há mais de dez anos
como jornalista e mostrou aos estudantes uma nova área em ascensão no mercado: as
mídias sociais.
Segundo a jornalista, as mídias sociais
são a grande oportunidade para os novos comunicadores. A especialista alerta
para que o assunto não seja confundido com redes sociais. “Tudo relacionado a
esse meio é novo. Às vezes as pessoas trocam os termos”, explica Marina. Uma
pesquisa da Associação Brasileira das Agências Digitais mostra que 56% dos
profissionais dessa área tem entre 25 e 35 anos.
A jornalista aproveitou o momento
para dar algumas dicas aos novos profissionais. “Aprender o português é
fundamental”, garante Marina. “Um jornalista não pode ter erros de ortografia”,
acrescenta. Marina destaca a importância do profissional de buscar sempre novas
oportunidades. “Não se pode parar no tempo. É preciso foco. Assim você
alcançará seu objetivo mais rápido”, afirma.
Durante o evento, ela também
contou um pouco sobre a própria trajetória. Formada em 2003 em comunicação
social pelo IESB e com pós-graduação em Ciências politicas pela UnB, foi
repórter de grandes veículos de comunicação, como a Rede Globo e a TV
Bandeirantes. Atualmente trabalha na TV Senado e é idealizadora da agência
MARCO7 INTERATIVA, que cuida da imagem de políticos em mídias sociais.