Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Mídias Sociais: o futuro dos jornalistas

Por Stella Maris

O Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) ofereceu em outubro aos estudantes de jornalismo uma discussão a respeito do futuro da profissão. Marina Costa trabalha há mais de dez anos como jornalista e mostrou aos estudantes uma nova área em ascensão no mercado: as mídias sociais.

Segundo a jornalista, as mídias sociais são a grande oportunidade para os novos comunicadores. A especialista alerta para que o assunto não seja confundido com redes sociais. “Tudo relacionado a esse meio é novo. Às vezes as pessoas trocam os termos”, explica Marina. Uma pesquisa da Associação Brasileira das Agências Digitais mostra que 56% dos profissionais dessa área tem entre 25 e 35 anos.
A jornalista aproveitou o momento para dar algumas dicas aos novos profissionais. “Aprender o português é fundamental”, garante Marina. “Um jornalista não pode ter erros de ortografia”, acrescenta. Marina destaca a importância do profissional de buscar sempre novas oportunidades. “Não se pode parar no tempo. É preciso foco. Assim você alcançará seu objetivo mais rápido”, afirma.

Durante o evento, ela também contou um pouco sobre a própria trajetória. Formada em 2003 em comunicação social pelo IESB e com pós-graduação em Ciências politicas pela UnB, foi repórter de grandes veículos de comunicação, como a Rede Globo e a TV Bandeirantes. Atualmente trabalha na TV Senado e é idealizadora da agência MARCO7 INTERATIVA, que cuida da imagem de políticos em mídias sociais.