Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Super rádio musical

Por Marcela Franco

A frase, entoada por uma voz aveludada, é conhecida por quase todos os brasilienses. “A diferença é a música”, diz a locutora da rádio mais clássica do Distrito Federal, a Brasília Super Rádio FM. Lúcia Garófalo também é a proprietária e diretora da emissora. Assumiu o cargo após a morte do marido, Mário Garófalo, em 2004.

Fundada no dia 30 de junho de 1980, é a única rádio do mundo – com exceção da Rádio Vaticano – a receber a bênção de um Papa no dia da inauguração. Lúcia conta que o fato só ocorreu por conta da determinação do marido. Católico fervoroso, Mário trabalhava como repórter setorista da Presidência da República. “No dia em que o papa João Paulo II veio a Brasília, o Mário conseguiu driblar a segurança do Palácio do Planalto e colocar o microfone na boca do papa, que concedeu a benção”, conta Lúcia, aos risos.

Assim que alguém sintoniza na Super Rádio, percebe quase que imediatamente não se tratar de uma estação convencional. Música clássica, jazz, ópera, chorinho, bossa-nova, tango e outros ritmos fazem parte da programação. Além disso, um programa de música ao vivo é transmitido de segunda a sexta. Batizado de “Piano ao cair da noite”, é apresentado por Lúcia, que se orgulha do resultado. Segundo Lúcia, diversos pianistas famosos e renomados já se apresentaram no programa, há mais de trinta anos. “É o programa de música ao vivo que está no ar há mais tempo em todo o Brasil”.

A sede da rádio, localizada na Torre de TV de Brasília, ajuda a contar um pouco da história radiofônica brasiliense. Os quadros na parede, os inúmeros prêmios e medalhas se espalham por cerca de 300m². Com 12 funcionários, Lúcia acredita que a rádio funciona como uma família e revela o motivo de continuar a frente do empreendimento. “Doente, já no hospital, Mário me disse que não ia sair dali. Ele olhou para mim e falou ‘A rádio não minha nem sua, é da cidade. Não deixe esse projeto de vida morrer’”.