Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Corrida de rua é qualidade de vida no Distrito Federal

Por Thaís Valentim
 
Correr é um esporte bom para a saúde, excelente para a integração social e barato. A edição de abril de 2009 da revista Posiatividade afirma que o segundo esporte mais praticado pelos brasileiros não é o vôlei, nem o Basquete, muito menos a natação ou o ciclismo. Depois do “todo poderoso” futebol, o esporte mais praticado é a corrida. Ela é uma das modalidades esportivas mais praticadas. Em geral, as pessoas que iniciam a prática buscam obter qualidade de vida. Na medida em que o condicionamento melhora, a sensação de prazer e bem estar faz com que os novos praticantes passem a sentir a necessidade de correr todo o dia. “Eu corro cinco vezes por semana, e quando não tem jeito de ir treinar, me sinto muito ansioso, com uma sensação de que ficou faltando alguma coisa”, afirma o veterinário Cristiano Gomes, 36 anos, que corre há 10 anos na cidade.
 
Para o veterinário, Brasília é uma das melhores cidades do país para praticar corrida de rua. “O Parque da Cidade, a Água Mineral, o Parque Olhos d’Água, a Ermida Dom Bosco e o Eixão são ótimos lugares para se exercitar”, diz Cristiano, que afirma sempre variar os percursos. “O legal é que dessa forma não dá para ficar entediado”, completa. Apesar de anos de corrida, Cristiano não costuma participar de provas de rua. “Não me inscrevo porque o que eu busco é somente ficar em harmonia comigo mesmo, e isso já consigo ao treinar”.
 
A sociedade civil Corredores de Rua do Distrito Federal (Cordf) foi fundada em dezembro de 1998 com o objetivo de reunir o maior número de participantes de corrida de rua, caminhada e marcha atlética. O presidente Raimundo Nonato Bentes Martins pratica atividade física desde criança e, quando se tornou militar do exército, desenvolveu uma verdadeira paixão pelo condicionamento físico. Há 10 em Brasília, Bentes começou a correr com mais frequência. Segundo Bentes, de cinco anos pra cá, o número de corredores no DF cresceu consideravelmente. “Geralmente as pessoas ingressam na modalidade em busca de qualidade de vida. É como se fosse uma válvula propulsora que tira elas dos problemas do dia a dia”, considera o presidente.
 
Para a Cordf, o futuro do esporte no Distrito Federal é muito promissor. No entanto, segundo Bentes, as provas de pista não podem ser esquecidas e o esporte não pode ser elitizado. “Tem muitos promotores de eventos que organizam provas só para ganhar dinheiro. Isso é perigoso porque existem vários atletas que se destacam nos 10 mil metros e não tem condições de pagar R$ 70 em uma inscrição. Temos que pegar esses meninos da periferia e motiva-los a praticar o atletismo”, declara o presidente, que sonha alto. “Quem sabe daí não surge um campeão? O atletismo é muito democrático. Basta um tênis e um local para começar. A corrida de rua é que está dentro do atletismo, e não o contrário”, finaliza Bentes.