Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Arte ajuda a alterar a realidade de São Sebastião

Por Luisa Ikemoto

O Radicais Livres S/A é um grupo de São Sebastião que busca mudar a realidade através da arte. O grupo, que conta com cerca de 15 artistas, começou a se reunir em 2003 para ler poesias e ouvir músicas. Dessa forma, criou uma forte conexão, principalmente através da literatura. O organizador do grupo, Vinícius Borba, contabiliza que tenham passado pelos saraus pelo menos 300 artistas convidados ao longo dos últimos nove anos.

Segundo Borba, os jovens incomodados pela falta de espaço para se expressar na cidade começaram a se reunir mensalmente. Nesses encontros, eles podiam mostrar um pouco do que escreviam, da música que produziam, dos desenhos que criavam, e logo começaram a atrair outros artistas. Assim, pessoas de outras cidades, que muitas vezes eram convidados ou apareciam por interesse próprio começaram a participar dos encontros.

O grupo, que sobrevive sem financiamento do governo, e apenas em 2012 conseguiu financiamento pelo Fundo de Apoio à Cultura, viu nos eventos uma forma de expressar a indignação. O poder transformador da arte passou a ser uma arma na luta contra a guerra de gangues, que vitimou tantas famílias.

O projeto cresceu. Depois de levar o sarau para outras cidades satélites, eles já visitaram São Paulo duas vezes, sempre no papel de convidados, como representantes da arte de periferia feita no Distrito Federal. A sede é uma tímida biblioteca, com exemplares doados pelos próprios integrantes, onde a população local tem a oportunidade de ter acesso ao mundo dos livros, que é a cola fundamental do Radicais Livres S/A.