Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Polícia Militar Ambiental recebe dez chamados por dia para resgatar animais silvestres

 
             

             O Batalhão da Polícia Militar Ambiental (PMA) recebe, em média, na época de seca e queimadas, sete a dez chamados por dia para resgatar animais encontrados em casas, chácaras ou em situação de risco.
             De acordo com o Sargento A. Bessa, a PMA resgata diversos animais, todos os dias. ‘‘Nós recebemos animais da fauna silvestre, que estão irregularmente em cativeiros ou resgatados em situações atípicas’’. 
  
 Segundo o sargento, ao se deparar com um animal silvestre, a pessoa deve procurar abrigo em local seguro e em seguida ligar para 190. Se o animal encontrado for uma cobra, o procedimento deve ser diferente. ‘‘Procure não tirar os olhos do animal para que ele não consiga se esconder e dificultar o resgate’’ Ressalta o Sargento. Em seguida é aconselhável ligar para o Batalhão da Policia Militar Ambiental, 190.
 
Depois de resgatado, o animal seguirá para Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
  






Destino certo para animais silvestres


Localizado a 20 minutos do Plano Piloto, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) tem a missão de recepcionar, triar e tratar os animais silvestres resgatados ou apreendidos. Além de serem encontrados em áreas urbanas, esses animais são podem estar em cativeiro, sendo criados como animais domésticos.

Após o resgate dos animais pelo Batalhão da Polícia Militar Ambiental. O CETAS é o responsável em identificar a espécie e definir formas de tratamento. Depois de serem examinados, os animais ficam em observação. Segundo o Biólogo João Bosco ‘‘quando os animais recebem nutrição adequada e cuidados veterinários, logo podem voltar ao habitat natural’’.

Durante o período de quarentena, a equipe de técnicos do CETAS estuda o melhor destino para os animais. Alguns são encaminhados para soltura. Esse procedimento que é cadastrado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis – Ibama.  
O procedimento não é o mesmo para animais silvestres que vivem em cativeiro ou como animais domésticos. Segundo o equipe técnica do CETAS, esses animais não tem condições de se reintegrar ao meio, sendo assim, depois de tratados, são encaminhados à zoológicos, criadouros credenciados pelo Ibama, e centros de pesquisa.

Por Gabriella Leite - Esquina On-line