Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Evento traz cultura e gastronomia da América Latina para Brasília

Por Mariana Fernandes

O Instituto Cervantes promove desde fevereiro deste ano o projeto Aprenda Espanhol Cozinhando. Dentro do projeto Descobrir Hispano-América, o chef David Lechtig, da rede de Restaurantes El Paso, ensina línguas e gastronomia ao público que deseja, assimo como ele, democratizar a cultura de outros países. Cada mês um país da América Latina é escolhido. Em setembro, o chef ensinou como preparar o Picadillo de Costa Rica.
De acordo com o chef, o prato é tradicional em muitos países latino-americanos. Ele é feito com carne moída ou picada, tomate e outros ingredientes que variam a cada região.  A escolha do prato se deu pela importância e representatividade do Picadillo na cultura de Costa Rica. Além do prato principal, a cada edição é preparado um coquetel específico da nacionalidade.

O projeto objetiva valorizar a gastronomia de diferentes regiões, praticar a língua espanhola e ainda apresentar mais sobre a diversidade cultural. As aulas são ministradas em espanhol, porém, não é preciso ter conhecimento prévio da língua. “Os alunos podem não ser especialistas em gastronomia e nem conhecedores da língua espanhola. O ambiente é voltado para confraternizar outras línguas”, diz David Lechtig.
O projeto acontece uma vez a cada mês e cada aula tem capacidade para 30 alunos. As lições apresentam outras culturas e possibilita o acesso à gastronomia de outros países. “É mais do que ter um momento todo em espanhol. É a convivência em espanhol ligada à gastronomia, em um ambiente informal e inusitado”, completa o chef.

Em um período de duas horas de aula, David Lechtig explica as origens do prato e fala sobre a história do país. Além disso, ele identifica os ingredientes em espanhol para que os alunos relacionem com o português durante a aula prática. Ao final de cada lição há a degustação do prato. “Es una fiesta! Uma alegria total”, diz David sobre as aulas.
David Lechtig

David Lechtig é peruano e descobriu o interesse pela cozinha ainda muito jovem. Com 13 anos, acompanhava as receitas peruanas da mãe em dias de festa. “Tinha curiosidade em conhecer os sabores”, explica. O pai dele ingressou às Nações Unidas em 1969 e por isso morou em vários países. Com isso David se acostumou a experimentar todo tipo de comida. Aos 17 anos naturalizou-se brasileiro.
O chef percorreu várias vezes o sul do México de carro, visitou desde criança diversos países da América Central e aprendeu a apreciar sabores e iguarias de cada lugar. Após herdar um caderno de receitas que pertenceu à avó e à mãe de David, passou a se dedicar profissionalmente à gastronomia. “Continuei escrevendo no caderno. Isso virou um hobbie, um carinho”, garante.

David Lechtig chegou à Brasília em 1983.  É considerado um dos pioneiros da gastronomia mexicana e latina na capital federal. Dez anos depois, abriu o restaurante Sancho Pança, que existe até hoje na cidade. Em 1995, abriu o El Paso Texas, casa especializada em culinária mexicana.