Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Dieta de lutadores precisa garantir elavado gasto energético


Um corpo definido e repleto de músculos aparentes e um baixo percentual de gordura é o desejo de muitos brasileiros. Nos dias de grandes eventos esportivos, os atletas exibem corpos que se aproximam da perfeição. Quem os vê não imagina o árduo caminho necessário para que o atleta consiga atingir tal físico e combinar beleza com desempenho.
Um dos principais nomes em preparação física de Brasília, Lula Guerreiro, conta como é difícil a tarefa dos lutadores de Artes Marciais Mistas (MMA) para alcançarem esse objetivo. Atualmente, Lula é preparador físico dos lutadores Francisco Massaranduba e Paulo Thiago, integrantes do Ultimate Fighting Champioship (UFC). Ele revela como a alimentação correta de um atleta pode definir o resultado em um combate.
Segundo Lula Guerreiro, uma alimentação regrada e balanceada é requisito obrigatório durante todas as fases do chamado camp, período no qual o lutador se prepara para o combate.
“Não adianta nada bater o peso na pesagem e comer fast food. O organismo tá muito debilitado, ele vai colocar o alimento pra fora e não vai ter o desempenho que a gente (a equipe de treinadores) deseja”, afirma.
Lula detalhou o que come o lutador de MMA na fase do corte de peso. Ele conta que a dieta é diminuída, mas que carboidratos, por exemplo, não podem ser cortados totalmente.
“Basicamente, a gente diminui muito a ingestão calórica. O atleta passa a comer coisas com um nível calórico mais baixo. Os carboidratos são diminuídos, mas não podem ser cortados porque eles são uma fonte primária de energia na hora da luta. É um processo interessante. Na semana da luta os lutadores comem muita salada verde, corta-se todo o sal e o açúcar porque são elementos que retém líquidos, o que dificulta o corte de peso e usa-se o limão como tempero, em alguns casos a comida é sem tempero algum”, conta.
Lula também aproveitou o assunto para explicar a importância da alimentação correta durante o corte de peso, uma vez que o desempenho deve ser priorizado em relação apenas ao fato de o peso da categoria ser batido.
“É um trabalho bem criterioso de ser feito. Uma pessoa muito boa (neste caso, o nutricionista) deve estar trabalhando junto pra que o lutador perca peso sem perder desempenho. Não adianta nada o cara passar por um corte de peso enorme e na hora de lutar se cansar no meio do primeiro round ou no começo do segundo. Certamente esse lutador vai perder o combate. Se o corte de peso não for bem feito, todo o trabalho de meses é jogado no ralo”, conta.
Lula Guerreiro contou como funciona a alimentação de seus atletas no período pré-combate, sempre reforçando que seu trabalho é feito em conjunto com um médico e um nutricionista, que sempre viajam junto com ele e os treinadores dos lutadores para que tudo dê certo na hora da luta, tanto no ponto de vista nutricional, quanto na parte funcional do aproveitamento dos alimentos. Além disso, o médico tem papel fundamental na manutenção da saúde dos atletas, uma vez que o organismo passa por um período de privação de nutrientes muito grande durante os últimos dias antes da pesagem e só um médico pode ser responsável pela reidratação e reposição de sais minerais dos lutadores logo após a pesagem.
“No caso específico dos atletas de MMA, depende do quão perto ou longe eles se encontram da competição. Durante a fase de treinos para força é a época onde a alimentação tem um nível calórico muito alto. O cara tem que comer muito carboidrato, muita proteína, até pra auxiliar na construção muscular do lutador”, finaliza.