Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Cuidados com a saúde financeira: não deixe seu dinheiro ir pelo ralo






                                                                                                                                                                                       imagerm: tiktalking.com

Final do ano chegando,  época de muitos gastos e também de planejamento de metas e propósitos para o ano que vem. Taí  uma excelente oportunidade para fazermos uma reflexão sobre a nossa saúde financeira. Dinheiro mal administrado funciona como uma bomba que pode ser detonada a qualquer momento

Planejar o orçamento doméstico não é hábito entre os brasileiros. Pode-se observar que o gasto desenfreado,  a montanha de carnês no fim do mês e a falta de dinheiro para cumprir todos os compromissos assumidos, de maneira desorganizada, colocam em risco a boa  convivência da família. Comprometem também o rendimento no trabalho. Essa é a realidade de muitas pessoas. A inadimplência aumenta e já   preocupa o sistema do comércio e o poder público.

Pesquisa  realizada neste ano pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com o portal virtual de educação financeira Meu Bolso Feliz,  da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostra os hábitos financeiros das famílias brasileiras.  Foram ouvidos 662 consumidores das 27 capitais do país. O resultado preocupa: 73% dos consumidores não conseguem compreender sequer o que é estar endividado. O controle do orçamento, segundo o SPC está diretamente relacionado a essa falta de percepção.

Iniciativas para ajudar o cidadão a administrar suas finanças pessoais podem ser encontradas no site da CNDL. Segundo o Superintende Éverton Correia o programa “Meu Bolso Feliz” é uma ferramenta muito importante. “Precisamos alcançar metas mais ousadas. Embora o povo brasileiro tenha um nível de informação muito baixo, isto está mudando.’’ Confira o vídeo da entrevista concedida pelo dirigente ao Jornal Esquina. 





O governo federal também está preocupado com essa questão. Em 2010, o Decreto nº 7.397 criou a   Estratégia de Educação Financeira (ENEF)  voltada para o atendimento ao cidadão. As ações são desenvolvidas pelo  Cômite Nacional de Educação Financeira (CONEF) e  tem como objetivo ajudar a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes. Ao Banco Central do Brasil (BACEN) cabe exercer a secretaria-executiva do CONEF. O órgão tem um Caderno de Educação Financeira com Foco na Gestão de Finanças Pessoais,  ensina planejamento e orçamento pessoal, dá dicas para poupar,  orienta endividados, promove cursos online de "Formação de Multiplicadores" como, da série Eu e Meu Dinheiro,  entre outras informações que estão disponíveis.  
http://www.bcb.gov.br/?CALCULADORA
Uma das ferramentas que o BACEN  oferece para orientar as pessoas é a calculadora do cidadão,  aplicativo que pode ser baixado e permite realizar desde operações simples até as mais complexas. Porém observamos que a população em geral desconhece a  existência desses  recursos, devido a falta de divulgação. Até mesmo a reportagem não conhecia. É necessário mais iniciativas por parte do governo, na questão de trazer ao conhecimento da população essas ferramentas valiosas.  Clique na imagem ao lado para acessar o link. 

 
  
Como manter a saúde financeira?
Para o economista Newton Marques o que precisamos  é de 
“PLA-NE-JA-MEN-TO   FI-NAN-CEI-RO".
As despesas devem caber dentro do  orçamento.




 Confira também a reportagem e entrevista publicada na última edição do Jornal Esquina:

http://issuu.com/blog_esquina/docs/pg_20_e_21_-_alfabetiza____o_financ
Por Ediane Evaristo e Helena Azeredo
Arte: Fernanda Roza