Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Taxas abusivas mais comuns cobradas por comerciantes


Apesar do aniversário de 25 anos do CDC, só 28% dos consumidores brasileiros conhecem os próprios direitos.

A cobrança de taxas é recorrente no Brasil e muitas delas são cobradas ilegalmente, tal prática abusiva por parte de estabelecimentos comerciais é proibida pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC). Apesar de ter completado 25 anos em setembro, a relação entre consumidores e empresas ainda possui muitas falhas e pouca qualidade em produtos e serviços.

 
                          
 
 

Segundo pesquisa de 2014 realizada pelo Instituto Ibero-Americano de Relacionamento com o Cliente, apenas 28% dos consumidores brasileiros sabem seus direitos. O advogado especialista em Direito Civil e professor universitário, Marcelo Batista, recomenda que consumidores lesados devam buscar seus direitos através do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), dos juizados especiais e da própria vara cível. “Somente assim esses estabelecimentos irão parar de agir dessa forma”, argumenta.

Batista explica que um dos principais motivos que levam o consumidor a deixar de lado a insatisfação é a idéia de que não compensa reclamar. Essa é uma percepção que independe de classe social, renda ou escolaridade.

Marcelo Batista recomenda a Justiça como meio do consumidor pleitear seus direitos.
 

Responsabilidade do comerciante


O que muita gente não sabe é que o ônus da prova (comprovação) e a disponibilização das informações cabe ao fornecedor, ou seja, a empresa acusada. Situações irregulares ocorrem no dia a dia de muitos consumidores que, por desconhecimento, não agem da forma como deveriam e acabam prejudicados nas relações de consumo.




A vendedora Sheila Bastos afirma que, quando recebe um atendimento desqualificado por parte de um bar ou restaurante, não gosta de pagar pelos 10% destinados ao garçom. “Isso ocorre algumas vezes, acho injusto pagar neste tipo de situação”, diz.

 

A professora Silvania Costa ficou estarrecida após um garçom do Restaurante Nippon Gourmet, da quadra 207 da Asa Sul, negar-lhe atendimento por alegar que ela não pagava pela terceira vez a gorjeta. “Sempre pagamos os 10%, ainda nos confundiram com outras pessoas e pior, os garçons ficaram rindo da nossa cara enquanto íamos embora”, indigna-se. Após esse fato a professora reclamou em diversas redes sociais e junto ao PROCON, o qual fiscalizou e notificou o estabelecimento. Por motivos pessoais, Silvania não quis entrar no Juizado de Pequenas Causas, mas não descarta a ideia.

O estudante de direito Alexandre Lopes também passou por uma situação constrangedora relacionada à taxa de serviço do garçom. Ele estava com a família em um local famoso de Porto Seguro, na Bahia, o qual cobrava 100 reais de consumação mínima mais a taxa de 10%. Após recusar pagar a gorjeta, vários seguranças cercaram a mesa e o proibiram de sair. O estudante cogitou chamar a polícia, mas após muita discussão foi liberado. “Todo mundo ficou olhando aquele tumulto parecendo que estávamos fazendo coisa errada”, recorda.





O advogado Marcelo Batista explica que a taxa de 10% do garçom não é obrigatória, pois a regra está vinculada apenas às leis trabalhistas, ou seja, é utilizada apenas para regulamentar à relação empregado-empregador. “A regra da gorjeta não está vinculada ao consumidor, então por ausência de norma ou lei que obrigue o consumidor a pagar os 10%, essa taxa é facultativa”, destaca.
 
Boates e casas noturnas têm o costume de controlar o consumo dos clientes por meio de comandas de papel ou através de um cartão magnético. Em caso de perda, a prática mais comum nesses estabelecimentos é multar o consumidor. “Já vi locais que chegam a cobrar R$ 800,00 pela perca da comanda. Tal prática é totalmente vedada pelo Código de Defesa do Consumidor”, esclarece o especialista em Direito Civil.


Cartaz mostra prática ilegal de um estabelecimento. Fonte: JusBrasil


 
No CDC, há dois artigos que representam a ilegalidade dessa multa: o 39 e o 51. No Art. 39: É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas, exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva. No Art. 51: São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem.
 
Outra ação que tem se tornado cada vez mais usual é a taxa por desperdício, muito utilizada por restaurantes de rodízio. “Não há previsão legal para cobrança de taxas desse tipo dentro do nosso ordenamento jurídico. A constituição diz que ‘não é preciso fazer nada em virtude de lei’. O que torna essa prática absolutamente ilegal”, afirma o advogado.
 
De acordo com Marcelo Batista, a única cobrança de taxa realmente permitida é a de courvert artístico, desde que o consumidor seja avisado ao entrar no estabelecimento ou que a informação a respeito esteja visível de forma bastante clara.


Como agir


O advogado especialista explica que o consumidor deve exigir a nota fiscal, com um esclarecimento por escrito do porquê da cobrança, seja por perda de comanda, taxa de desperdício ou 10% do garçom. Aí sim ele deve procurar os meios legais. Batista explica ainda que caso o proprietário ou o gerente não queira cooperar, o consumidor pode solicitar o apoio da polícia. Ele aconselha o consumidor a contatar testemunhas presenciais e documentar os fatos ocorridos, através de fotos e vídeos. 

Caso o Procon seja acionado, é dever da instituição fiscalizar e, se comprovadas irregularidades, o instituto deve autuar, multar ou até interditar o estabelecimento. Se o consumidor não considerar as medidas suficientes, ele pode ingressar gratuitamente na justiça através dos juizados especiais. “Inclusive, dependendo da situação, caso o consumidor tenha se sentido de alguma forma constrangido, ele pode também ser indenizado por danos morais”, destaca Batista.
 
Além do atendimento pessoal e por telefone, o Instituto de Defesa do Consumidor ainda disponibiliza um aplicativo que pode ser baixado de qualquer dispositivo móvel. O programa fornece diversas funcionalidades como: Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), direitos básicos do consumidor com dicas sobre o CDC, endereços dos postos de atendimento com link de GPS, informações da página do Facebook, além de um link para consulta sobre o andamento de processos. 

Não existe valor mínimo para compra com cartão


Prática comum em bares e padarias, a exigência de um valor mínimo de compra para passar no cartão é proibida. Porém, um Projeto de Decreto Legislativo já foi aprovado pelo Senado, que permite ao comerciante praticar preços diferentes quando a venda ocorrer por cartão de crédito.“Na lanchonete da faculdade onde eu estudo, inclusive, eles exigem um valor mínimo de R$ 5,00 para compra com cartão”, afirma a auxiliar administrativa Jaqueline Borges.

 


Requião é o autor do PDC 1506/2014

Na Câmara dos Deputados, a proposta já foi aprovada pela Comissão de Defesa do Consumidor e está sendo analisada pela Comissão de Constituição e Justiça. O autor do projeto, senador Roberto Requião (PMDB-PR), alega que após a edição da resolução nº 34/89, do extinto Conselho Nacional de Defesa do Consumidor, comerciantes subiram preços, equilibrando os valores por um patamar superior, para serem ressarcidos por perdas decorrentes da alta inflação da época.

A Associação Brasileira dos Supermercados e a Confederação Nacional do Comércio já se posicionaram a favor da proposta, em audiências públicas realizadas na Câmara e no Senado.

Por outro lado, associações de defesa do consumidor, como a Proteste e o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) são contrárias às alterações na lei.