Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Tratamentos para o peso do transtorno alimentar

             Medo, desconfiança e vergonha foram os principais sentimentos relatados e demonstrados pelas fontes desta reportagem ao contarem as próprias histórias. O anonimato trouxe um pouco de conforto, mas o assunto ainda é difícil de ser abordado. Mais de 70 milhões de pessoas possuem transtornos alimentares em todo o mundo, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos. Doenças como anorexia e bulimia nervosas e transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP), afetam aspectos profundos e primordiais para o convívio social, além da saúde física e mental.
 
Durante a apuração, foi necessário mergulhar no complexo mundo dos transtornos alimentares. Entrevistei profissionais da área que lidam com as doenças diariamente e achei que havia compreendido todos os aspectos necessários para a reportagem. Finalmente, comecei a entrevistar portadores de transtornos alimentares. Somente durante esta última etapa entendi o tamanho do desespero e sofrimento que uma pessoa com esse tipo de diagnóstico enfrenta.
 
“Mas não vai aparecer meu nome mesmo, não é? Ninguém vai saber que fui eu que falei, certo?”. Mesmo após explicar que o jornal Esquina não iria expor as identidades dos entrevistados, perguntas como essas foram feitas repetidamente durante duas conversas, tanto pela pessoa diagnosticada com anorexia nervosa como por aquela com bulimia nervosa.
 
Aos poucos fui percebendo que os transtornos alimentares não têm como consequência apenas a diminuição radical de peso. Eles diminuem também a confiança, a autoestima e sufocam a vida de quem enfrenta essas doenças. Por isso, os tratamentos com profissionais especializados na área tornam-se fundamentais para a recuperação integral de pacientes que buscam ajuda.
 
             Os tipos de tratamentos variam, mas, de acordo com a psicóloga Renata Pires, as estratégias utilizadas geralmente para superar essas doenças são: 

...
 Arte: Gabriela Caixeta

 
Caso você ou alguém que conheça esteja enfrentando algum transtorno alimentar, procure ajuda na rede pública do DF. O Grupo de Atendimento e Trantornos Alimentares (GATA) oferece suporte com uma equipe multidisciplinar para tratar doenças como anorexia, bulimia ou TCAP.
 
Para mais informações entre em contato pelo telefone: (61) 3326-3346
 
Confira a matéria completa do Jornal Esquina sobre transtornos alimentares e seus tratamentos a seguir:

http://issuu.com/blog_esquina/docs/pg_29_obsess__o_pela_comida


Por: Gabriela Caixeta