Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Espaços esportivos - Cruzeiro tem 10 quadras, mas todas precisam de revitalização

Espaço é o que não falta para praticar esportes no Cruzeiro. No entanto, na avaliação da própria Administração, todas as instalações precisam ser reformadas ou revitalizadas para que a população seja atendida plenamente. A reportagem do Esquina Online conferiu de perto a situação das quadras poliesportivas da região, e também como está o uso do Complexo Esportivo do Cruzeiro.

Números

Espaços Esportivos Públicos
Qtd.
Cruzeiro Novo
Quadras poliesportivas

3
Campo de areia
1
Cruzeiro Velho
Quadras poliesportivas

6
Campo de areia
1
Quadra de basquete
1
Complexo Esportivo
Campo de futebol
1
Ginásio
Quadra poliesportiva
Campo de areia
1
1
1


O Cruzeiro Velho dispõe de três quadras poliesportivas e um campo de areia. No Cruzeiro Novo existem seis quadras poliesportivas, uma de basquete, um campo de areia e o Complexo Esportivo do Cruzeiro – que envolve uma quadra, um campo society, um campo de futebol e um ginásio.
O gerente Jonas Figueiredo de Lima – responsável pela seção de Esportes e Lazer da Administração Regional do Cruzeiro – afirmou que a maior parte dessas áreas está em condições de uso, mas todas necessitam de revitalização. “Pequenas reformas, substituição dos alambrados, traves, uma nova pintura”, explicou o gerente.
A melhor e a pior
Para a Diretora de Serviços do Cruzeiro, Darli Máximo, a quadra poliesportiva da SRES 12 é a única em bom estado. “Ela é menos usada, por isso se mantém conservada”, disse a diretora. Na avaliação dela, as quadras que apresentam as piores condições são as da SRES 10 e o conjunto da 1205. “Estão detonadas”, reconheceu.
Darli Máximo disse que já foram abertos processos de licitação para revitalizar todas as quadras do Cruzeiro.  “As obras já começaram na 10. O orçamento da Administração é limitado, mas pequenas reformas podem ser feitas, uma a uma, porque o processo (administrativo) é mais fácil”, explicou a diretora de serviços. Já a ampla reestruturação do Complexo Esportivo, por exemplo, ela alegou que envolve procedimento mais burocrático.

Situado na parte central da RA XI, o Complexo Esportivo do Cruzeiro tem uma área equivalente a 3 campos de futebol, mas a estrutura das instalações estão precárias. “O ginásio coberto foi interditado pelo corpo de bombeiros para eventos de médio e grande porte”, disse o gerente de esportes, Jonas de Lima. “O campo society e a quadra poliesportiva precisam de reformas. O campo de futebol está em boas condições, mas as instalações físicas (vestiário, arquibancada) não”, completou a descrição do cenário, Darli Máximo.

No estádio do Cruzeiro, obras inacabadas oferecem risco
A diretora de serviços explicou que por se tratar de uma obra de grande porte, com gastos previstos de no mínimo R$ 3 milhões, a reforma do complexo ultrapassa o orçamento da Administração Regional. “Envolve a Secretaria de Obras do GDF, ou mesmo a Secretaria de Esportes. Daí o processo é mais vagaroso, os trâmites são maiores, tem que passar pelo Tribunal de Contas do DF”, argumentou a diretora. Darli Máximo assegurou que o processo já foi iniciado, e que a reforma está na fase de elaboração de projetos técnicos (de engenharia, arquitetura, parte elétrica).
População em atividade
O estudante Lucas Liberalino, de 18 anos, não se importa com o estado precário das quadras. No tempo livre, gosta de jogar futebol com os amigos. “A situação é essa. Dá pra ver que falta tela de proteção em alguns lugares; rede dos gols, pintura... Mas a gente gosta de vir aqui, bater uma bolinha”, disse o estudante, já com os pés na quadra poliesportiva do complexo.
Peladeiros aproveitam quadra em pleno sol de meio-dia
Na avaliação de Lucas, a melhor quadra é a da “Quina”, localizada na SHCES 1409. O Esquina Online visitou o local, que fica próximo à avenida das jaqueiras. Em plena quarta-feira útil, sob o sol de meio-dia, peladeiros da região aproveitavam o tempo livre do horário de almoço para jogar. “É a hora que dá pra reunir todo mundo. Aqui é bom”, elogiou um dos jogadores, entrando em campo sem querer perder tempo com a entrevista.

Elogios também para os equipamentos de ginástica espalhados pelo Cruzeiro. O militar Manoel Pedroso aprova as novas instalações, que considera importante para a população. “É bom pra fazer exercício físico, melhorar a saúde”, comentou. “Eu venho umas quatro, cinco vezes por semana”, afirmou Pedroso, enquanto se exercitava no Ponto de Encontro Comunitário – uma praça com diversos aparelhos, ao lado da avenida das mangueiras.
Críticas

Era dia de jogo no Ninho do Carcará – como é conhecida a parte do campo de futebol e arquibancada do Complexo Esportivo do Cruzeiro. O time da casa perdeu de 1 a 0 para o Ceilândia, em partida válida pela rodada inicial do Campeonato Candango de Futebol Júnior. Após o apito final, o presidente do Cruzeiro Futebol Clube, senhor Ivanir Alves, falou um pouco com o Esquina Online. Ele fez severas críticas ao governo, a quem culpa pelo descaso tanto com as instalações quanto pelo futuro dos jovens.

Na quadra de basquete da 1205 é impossível fazer cesta
“Pra fazer aquele estádio gigante [Mané Garrincha] tem dinheiro. Pra melhorar as condições aqui, onde nós recuperamos até jovens envolvidos com crime, não tem!”, reclamou Nyto – como é conhecido o presidente do clube. Em seguida, o senhor Jacy Fonseca, diretor de futebol, explicou como o campo é utilizado pelo Cruzeiro F.C. “Nós pagamos DAR [Documento de Arrecadação Avulso do GDF] de R$ 300,00 por semana, para utilizar o campo quatro vezes. Mas o gramado é a gente que cuida, corta, põe remédio. A pintura é o clube quem faz”, alegou o diretor.
As precárias instalações do estádio eram perceptíveis. A arquibancada não tem cobertura e a pintura já está desgastada. Há um trecho inacabado, com resquícios de obras – entulhos e estruturas de metal – que oferecem risco à população. O banheiro público do local é inacessível. Ainda assim, e debaixo de chuva, o público compareceu em bom número para assistir aos futuros craques de Brasília.
Por Sérgio Bertoldi - Jornal Esquina On-line