Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Espaços Esportivos: primeira quadra de basquete de Brasil não tem mais tabela

O ginásio da ASCEB (Associação dos Empregados da CEB), que fica na 904 sul, é a casa do UniCEUB/BRB. Inaugurado na década de 70. A partir de 2003 se tornou o lar oficial do tricampeão, quando disputou a Copa Centro-Oeste e a Supercopa Brasil, torneios classificatórios para o Campeonato Nacional de Basquete Masculino. Lá, o time venceu quase todos os jogos que disputou, geralmente com lotação esgotada. Porém, o basquete nas redondezas do ginásio anda esquecido, quase abandonado. A reportagem do Esquina On-line visitou várias quadras próximas ao ginásio da ASCEB e constatou que Brasília ainda não respira basquete. Pelo menos não nas proximidades do local dos jogos do UniCEUB.

A primeira quadra que a reportagem visitou foi a 303 sul, onde constatou um fato curioso. A única quadra poliesportiva do local fica atrás do bloco J. Ela possui dois portões de acesso. Um deles estava fechado com cadeado. O outro estava liberado normalmente, o que significa que tentaram tornar o acesso a quadra restrito. Ninguém da prefeitura da quadra foi encontrado para comentar o fato. Outro problema foi que a quadra poliesportiva não estava completamente pronta. As tabelas de basquete não possuíam aros, e não havia pintura no chão da quadra. A situação na quadra da 103 sul era a mesma: faltavam aros e pintura na quadra.
Na entrequadra 102/103 sul, há duas quadras poliesportivas, porém nenhuma delas possui tabelas de basquete. As duas possuem apenas traves de futebol. Situação pior é da quadra 302 sul, que está completamente abandonada. Pichações estão por todos os lados, e a quadra é usada como ponto de consumo de drogas e de dormitório por moradores de rua. A tabela foi arrancada por vândalos, e só restou à base de sustentação.
Abandono na quadra 302 sul
Na praça da 506 sul, as coisas melhoram um pouco. A quadra foi recentemente reformada pela administração de Brasília. A pintura ainda estava sendo feita por operários quando a reportagem do Esquina On-line chegou no local. As tabelas estavam novas e tinham até redes. Porém, Benedito Rodrigues, um dos operários, lamentava que a quadra já estava sendo depredada. “Acabamos de pintar e já tem gente usando a quadra como pista de skate e banheiro para cachorro!”, lamentou.
Na entrequadra da 504 sul, conhecida como praça do índio, a quadra estava em boas condições, com tabelas e pintura em dia. Porém, o basquete não era o esporte praticado. Vários estudantes de um colégio particular, que fica nas proximidades do ginásio da ASCEB, jogavam futebol no momento da reportagem. 
Procurada, a Administração de Brasília não havia se manifestado sobre o estado das quadras poliesportivas até o fechamento desta matéria.
Marcio Rocha- Jornal Esquina On-line