Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Espaços esportivos: pista de skate vira ponto de encontro e afasta jovens de vícios





Garotos fazem de pista um ponto de encontro 

Ponto de encontro de crianças e adolescentes, o skatepark (pista de skate) do Gama foi projetado pelo estudante Maurício Magalhães e inaugurado em maio de 2011, com um campeonato da modalidade por uma associação de esportistas local. Além disso, passou a ser palco de diversos eventos na cidade. A iniciativa pretendeu dar novos ares para a comunidade e afastar a possibilidade de envolvimento com drogas.
O estudante Fabrício Souza Dias, de 16 anos, é um dos frequentadores da pista que mora em outra cidade, no Valparaíso (GO). Há nove meses, ele fica hospedado na casa de um amigo que mora no Gama, todos os fins de semana, somente para poder praticar o esporte. “Quando eu chego, já olho os outros e vou tentando fazer as manobras; já caí muito, né?”, comentou.
 
Confira uma manobra do rapaz.  
 
Muitas crianças e adolescentes que costumam ir ao local sonham em profissionalizar-se e têm inspirações do skate. Fabrício Dias disse que já participou de um campeonato na Santa Maria, mas que, na ocasião, não conseguiu ser classificado porque ainda não sabia fazer muitas manobras. Ele pretende seguir a carreira. “Eu me inspiro num skatista brasileiro, Luan de Oliveira. Ele é muito bom”, comentou.

Skatepark do Gama. Foto de Noa Abe.
Gabriel Rodrigues, de 14 anos, que anda de skate há dois anos e meio, disse que aprendeu a prática do esporte “com a vida”. E continuou: “Tive o incentivo dos meus amigos. Mas, quem teve a força de vontade em aprender fui eu”. Paulo Vítor Mendonça, de 11 anos, não hesitou em falar que aprendeu a andar de skate com o amigo Gabriel Rodrigues.

Gabriel e Paulo Vítor  

Para eles, todo dia é dia de andar de skate. Eles contaram que chegam a ficar durante seis horas na pista durante a tarde e que nem notam o tempo passar. “Às vezes, o skate atrapalha os estudos, principalmente quando tem muito dever de casa e a gente fica com vontade de andar”, comentou Paulo Vítor.
Veja o que os rapazes já sabem fazer:
 
O skatepark costuma lotar, principalmente aos fins de semana e, para os moradores, é uma ótima opção de lazer. Ao lado da pista, há equipamentos de ginástica para quem gosta de se exercitar ao ar livre.
Noa Abe – Jornal Esquina on-line