Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Espaços Esportivos: Grupo promove ginástica chinesa de graça no Parque da Cidade

Grupo participa da aula em aréa verde do Parque
 
          Todas as manhãs, um grupo formado por jovens e idosos se reúnem no estacionamento 12 do parque para praticar o Lian Gong, conhecida também como ginástica chinesa. Oferecida desde 2005 em Brasília, a modalidade chinesa atende cerca de 50 pessoas por dia, sendo auxiliadas por profissionais voluntários. Tudo de graça. “Não existe idade estabelecida, nem o máximo nem o mínimo, apenas que cada um respeite os limites do corpo sem exagerar”, lembra o professor Elcio Muniz. Os brasilienses podem se exercitar gratuitamente de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30. Mas aos sábados e domingos, o horário é diferenciado, com início às 8h e 9h, respectivamente, com duração de 45 minutos.      
            De acordo com o professor, a ginástica chinesa é composta por uma sequência de 18 exercícios a fim de diminuir os casos de dores musculares e articulares, além de proporcionar mais flexibilidade e tranquilidade aos praticantes. “As atividades englobam exercícios terapêuticos e preventivos, como o tui-na, manobras de massagem, métodos de respiração e movimentos de artes marciais tradicionais”, explica. No início, o objetivo de Elcio era apenas se tornar mais um voluntário na modalidade, mas hoje tem como propósito casar harmoniosamente a saúde com o lazer, fazendo com que as pessoas se sintam cada vez mais atraídas pelo bem estar. 
            Acordar pela manhã, sempre foi uma luta para nutricionista Carla Simões, 36, ainda mais para levar os dois filhos à escola. Com uma rotina bastante cansativa e corrida, Carla sempre sentiu falta de fazer algum exercício físico que a fizesse relaxar e entrar em contato com a natureza. Pensado nisso, a nutricionista resolveu investir na sua “paz interior”. Atualmente deixa os filhos na escola e segue para o parque da cidade para praticar a ginástica chinesa. “Como uma mera principiante, a ginástica chinesa pode me proporcionar um momento comigo mesmo, sem me preocupar com o exterior. Me desliguei da rotina caótica, das preocupações e principalmente do trabalho, o que não costumo fazer com  frequência”, relata.

Por Karina Jordão - Jornal Esquina On-line
Complementando a medicina
            Na década de 60, o terapeuta Zhuang Yuan Ming, médico e ortopedista da medicina chinesa, desenvolveu na China a ginástica Lian Gong em 18 terapias, a fim de diminuir os casos de dores musculares e articulares de seus pacientes. Acredita-se que isso ocorreu devido à mudança na situação econômica da China, que deixava de ser uma sociedade agrícola para ser uma sociedade industrial, tendo como consequência a mudança na postura corporal. Baseado no Tui-na e na tradição dos trabalhos corporais chineses, o Dr. Zhuang sintetizou, em um primeiro momento, um conjunto de 18 exercícios que atuassem desde a coluna cervical até os dedos dos pés. Logo em seguida, desenvolveu mais duas sequências de 18 movimentos cada, ampliando assim as possibilidades terapêuticas dessa prática, com exercícios para as articulações, tendões, e para o fortalecimento do coração e pulmão.