Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Mais de 100 mil pessoas movimentam Goiás Velho em festival de cinema

Alessandra Santos

FICA adolesce e a cada ano se renova. Crédito:Divulgação/FICA
Entre os dias 2 e 7 de julho, Goiás Velho (confira o caminho de Brasília até a cidade), recebe a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA, um dos pioneiros no tema. Ano passado, a organização do festival registrou a passagem de cerca de 150 mil pessoas pela cidade histórica, a maioria delas jovens.

Muitos atraídos não só pelos filmes exibidos, como também pelos shows, que ano passado, além de atrações goianas, trouxe a big band Orquestra Imperial (RJ), Caetano Veloso e Nado Reis. A programação ainda abrange mesas redondas, cursos, exposições, oficinas, palestras e muitos shows.

Entre elas estava Daniela Léda, 24 anos, que frequenta o festival desde 2010, mas vai apenas aos shows ao contrário do que acontece com Bruna Viana, 25 anos, que foi pela primeira vez em 2008 e só deixou de ir ano passado porque não estava no Brasil. E foi em Goiás Velho que ela teve uma experiência emocionante.

“Em 2009 tive a oportunidade de conhecer o Yamandú Costa, que sempre admirei bastante. Ele ficou bebendo conosco e foi até a casa onde estávamos (os amigos). Este é clima do festival. Palestrantes e todo mundo se mistura”, conta Bruna.

Uma das novidades deste ano é que o festival irá sediar o encontro anual do GreenfilmNetwork, grupo que reúne festivais de cinema ambiental de todo o mundo. Os encontros, como explica o superintendente executivo da Secretaria de Cultura de Goiás, Délcio Coutinho, são uma troca de experiências.

Sobre os shows, ainda nada foi confirmado e as inscrições para as bandas acabaram no último dia 2 (domingo). Serão escolhidas 20 para as apresentações durante os sete dias de festival.

Entre os filmes escolhidos para esta edição, destaca-se o longa de Kléber Mendonça, “O Som ao Redor”, que já passou pelos cinemas nacionais, que ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro no respeitado Festival do Rio. Segundo Coutinho, foram inscritos cerca de 500 películas este ano.

Veja a lista completa de filmes aqui. 



O FICA foi idealizado em 1999 por Luiz Felipe Gabriel, Jaime Sautchuk, Adnair França e Luís Gonzaga, sob a coordenação geral do cineasta João Batista de Andrade. Hoje, ele é comandado pelo Secretário Estadual de Cultura, Gilvane Felipe, e recebe consultorias de Lisandro Nogueira (professor da Universidade Federal de Goiás) e do jornalista Washington Novaes; e tem patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado, que todo ano reserva cerca de R$ 4 milhões para os investimentos.

Fotos do festival de cinema:



slideshow | Viewer

Confira outros festivais de cinema ambiental pelo Brasil