Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Tudo pela audiência:o entretenimento nos programas esportivos da Rede Globo


Os programas Globo Esporte, Esporte Espetacular e o Quadro Esportivo do Fantástico, foram temas da monografia da estudante Giuliana Yolle. Foi feito um estudo comparativo e observacional com o objetivo de mostrar as mudanças nos programas de jornalismo esportivo da Rede Globo (foto).

Segundo a estudante, o que se vê muito nos dias de hoje, principalmente no campo televisivo, é a difusão do ‘jornalismo-entretenimento’. “O Sistema Globo de Televisão usa em sua grade de programação inúmeros programas que fogem necessariamente de uma cobertura informativa, uma maneira fácil de atrair a massa e ganhar audiência”, afirma Giuliana.

Os programas esportivos que eram apresentados com formalidade na década de 1980 e 90, hoje são irreverentes, informais e sem a seriedade necessária.

O estudo mostra que a emissora explora quadros irreverentes, como o ‘João Sorrisão’, alguns quadros sem qualquer informação como o ‘Chico, o Torcedor’ e o quadro ‘Artilheiro Musical’, como intitulou o apresentador Tadeu Schimidt, do Fantástico.

Em 1978 o Globo Esporte era um telejornal de esportes, apresentado de forma tradicional, atrás da bancada, com o texto sendo passado no teleprompter, como no Jornal Nacional. “Hoje, com o avanço das tecnologias, o estudo mostra que o Globo Esporte virou apenas um programa de televisão.

 Os textos que eram lidos foram substituídos pelo improviso e o entretenimento”, explica a estudante.
Houve mudanças significativas desde que os programas Globo Esporte, Esporte Espetacular e o Quadro Esportivo do Fantástico foram ao ar pela primeira vez se comparados com os respectivos apresentados nos tempos atuais. O que se pode notar é uma grande “invasão” do entretenimento em todos os programas.

 Por Victória Melo