Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Espaços Esportivos: Pontos de Encontro Comunitário incentivam a prática de exercícios físicos

Ponto Comunitário do Lago Sul
 
Os Pontos de Encontro Comunitário (PEC) são uma ótima opção para quem prefere praticar exercícios físicos ao ar livre. Além disso, é ideal para quem quer manter a saúde em dia e não tem condições de pagar uma academia. O Distrito Federal conta com 191 PEC’s, e no Lago Sul existem sete pontos no total.
O PEC situado na QI 29 do Lago Sul conta com 10 equipamentos de ginástica para jovens e idosos se exercitarem. Segundo a Administração Regional do Lago Sul o espaço inaugurado em março de 2013 é destinado à prática de exercícios físicos, principalmente para o público-alvo, que são os idosos, já que a região possui 66% da população formada por pessoas idosas.
A aposentada Marlene Duarte, de 68 anos, moradora da QI 29 afirma que o espaço a incentiva na rotina de exercícios e na melhora da qualidade de vida. “Eu sempre fiz caminhada diária e com a criação desse ponto eu acrescento mais exercícios no meu dia, melhorando a minha saúde e o meu bem-estar”, diz. “Com esses aparelhos posso trabalhar o corpo todo e com o prazer de malhar ao ar livre, além de ser pertinho de casa. É um lugar tranquilo”. O aposentado Geraldo Gonçalves, 73 anos, mora no Lago Sul há oito anos e acredita que o lugar mudou a rotina dos moradores. “Desde que inaugurou esse espaço podemos vir todos os dias fazer atividades sem precisar ir muito longe, além de poder encontrar com vizinhos, o que estimula mais”, afirma.
O PEC conta com aparelhos que exercitam a parte aeróbica e muscular do corpo. Porém, se eles não forem usados corretamente, podem causar graves lesões. “O espaço é ótimo, só que deveria existir aula pelo menos uma vez por mês de um especialista que nos ensine como usar os equipamentos corretamente, para não causar prejuízo à saúde de todos que frequentam o Ponto”, afirmou o aposentado Geraldo.
A obra é uma iniciativa da Novacap em parceria com a Administração Regional do Lago Sul e possui 157,44m2. De acordo com a Administração da região o PEC foi criado por reivindicação dos moradores.
A Novacap está em fase de elaboração de contrato para a manutenção dos aparelhos dos Pontos de Encontro Comunitário.
Risco
Apesar de serem projetados para a realização de atividades físicas, é comum ver crianças utilizando os aparelhos do PEC como brinquedos, o que pode ser considerado um risco. A babá Regiane Soares, de 33 anos, leva o garoto Augusto, de 8 anos, quase todos os dias no Ponto e diz que não vê perigo ao deixá-lo brincar, mesmo existindo uma placa no local afirmando o risco. “Não vejo nada demais nos aparelhos que possa machucá-lo. Ele sempre está junto com mais crianças que ficam brincando”, afirma.