Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Especialistas dizem que homens estão menos resistentes ao exame de toque

Facilidade de acesso a informação torna o procedimento mais importante e menos amedrontador



No mês de novembro, surge na mídia o retorno da campanha de prevenção ao câncer de próstata. Agendado, o tema retorna e mexe com a cabeça de homens que em todos os meses do ano não procuram prevenção. Diferentemente das mulheres, eles costumam ser criticados por urologistas porque não cultivam o hábito de se cuidar. Um tabu que envolve essa doença especificamente é que o exame é feito pelo toque retal, o que, em um país machista como o Brasil, é associado a brincadeiras homofóbicas. Fato é que para não transparecer fraqueza, os homens procuram menos atendimentos médicos, conforme os levantamentos da própria Organização Mundial da Saúde revelam. No entanto, a novidade que vem dos consultórios é que possivelmente essa história pode estar em transformação.

O psicólogo Luiz Flávio Mendes explica que o homem costuma se abalar muito com qualquer doença, nele ou em familiares e amigos. O diagnóstico de câncer assusta e abala as pessoas, pois por muito tempo foi uma doença com taxa de cura muito pequena. “Hoje, felizmente, a realidade é outra, devido ao diagnóstico rápido, ao tratamento com início imediato e com a evolução da tecnologia”, conta. Os medos e receios tendem a diminuir quando o paciente tem uma boa rede de apoio. “A maioria já encara o toque como um exame importante. É bom notar que as esposas têm contribuído para que os homens vejam o toque como rotina necessária”, ressalta o urologista Ernando Pinheiro.

 “A masculinidade não tem nada a ver com a verificação de saúde”, afirma o jornalista John Kennedy, 51 anos. O exame dura de 5 a 7 segundos e pode precaver problemas para uma vida inteira. “O câncer de próstata tem um padrão muito diferente dos outros tipos de câncer. Ele não é, a princípio, tão agressivo”, pontuou o urologista Rogério Vitiver, que tem 20 anos de profissão. Ele considera que o comportamento do paciente se alterou nas últimas duas décadas.

Embora recomendado pelos médicos a partir dos 50 anos para a população geral e a partir dos 45 anos, de acordo com histórico da doença na família, é prudente a partir dos 40 que se faça, pelo menos, um Antígeno Prostático Específico (PSA) – exame de sangue usado para diagnosticar o câncer de próstata precoce. A partir dele, caso exista alguma alteração, o paciente é indicado a fazer um exame de toque. “Se nessa idade o PSA for realmente baixo, as chances de desenvolver câncer de próstata no futuro são muito menores”, esclarece o urologista Rogério Vitiver.


Brasília incentiva a campanha Novembro Azul iluminando momumentos (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

 
Os dias de hoje contribuem com a conscientização masculina e esse excesso de informação tem facilitado bastante para os homens fazerem os exames. O cuidado com a saúde supera qualquer tipo de preconceito ou tabu. “Não é problema para mim. Encaro uma consulta médica como qualquer outra, para prevenir problemas mais graves”, conta John Kennedy.

Ao contrário das mulheres, que desde cedo estão acostumadas a visitas rotineiras ao médico, os homens ainda apresentam alguma resistência quando o assunto é a realização de exames. “A maior preocupação é de ter algum problema mais complicado. O câncer com certeza é temido, mas eu prefiro evitar esse procedimento, conta José Silva*. Especialistas alertam que é preciso monitorar de perto seus pacientes diagnosticados com qualquer tipo de câncer. Os recém-diagnosticados estão mais vulneráveis ao quadro de depressão clínica e o atendimento psicológico é necessário para um melhor desempenho no tratamento da doença.

De acordo com a psicóloga Lia Clerot, os homens, por questões culturais e também biológicas, tendem a ficar receosos em situações que possam ameaçar sua masculinidade. Questões de saúde atreladas ao sistema reprodutor masculino são tratadas, muitas vezes, com medo e permeadas de dúvidas por pura desinformação. “Enquanto as mulheres tendem a ser muito mais cautelosas com sua saúde, em consultas periódicas, eles preferem protelar ao máximo”, explica.  Outra questão pontuada pela psicóloga é o exame de toque, causando inquietação nos pacientes, que ficam com medo de sentir dor ou mesmo sentirem-se violados.

DOENÇA

A próstata é uma glândula que tem em torno de 20 a 30 gramas, do tamanho de um limão taiti, segundo o médico Rogério Vitiver. O órgão fica entre a bexiga e o pênis, e a urina passa por dentro dela. Ela não tem nenhuma associação com o reto, como a maioria das pessoas confunde. “A gente usa o toque retal porque ela fica próxima ao reto. Pelo toque conseguimos sentir a próstata”, diz. A glândula é responsável por produzir cerca de 30% do sêmen.

De acordo com o especialista, ninguém sabe exatamente a causa do câncer de próstata. Existe uma associação genética que diz que, se já existem casos na família com doença antes dos 70, o risco da pessoa de ter o câncer é quatro vezes maior que o da população geral. “Se existirem dois parentes de primeiro grau, esse risco pula de nove a treze vezes mais que a população geral”, explica Rogério.

A doença é um tumor que, na maioria dos casos, tem um crescimento muito lento. Em geral leva 5 anos do diagnostico até haver metástase, diferente dos outros cânceres, que podem levar ao óbito de 6 meses a 1 ano. “O diagnóstico precoce é fundamental no tratamento. Nessa fase da doença existem boas possibilidades de cura”, garante o médico Eraldo Pinheiro.


Dados do Instituto Nacional do Câncer no Distrito Federal (Arte: Pedro Amaral)


Apesar do câncer de próstata não ser tão agressivo quanto os outros, ele ainda é uma grande preocupação. A campanha de conscientização Novembro Azul, com ênfase, principalmente, na prevenção do câncer de próstata, é destaque nessa época do ano. De acordo com dados de 2014 do Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse tumor é o segundo que mais mata no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmões. No Centro-Oeste, com 1.069 óbitos, segundo o último levantamento, o câncer de próstata é o que mais mata na região. “Sua consequência é a possibilidade de emitir metástases para outros órgãos, mais frequente para os ossos de qualquer parte do corpo”.

*Nome fictício, personagem preferiu não se identificar.


Por Pedro Amaral e Rafael Vasconcellos