Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

75%das pessoas que trabalham no DF vieram de outro Estado, afirma pesquisa do Ipea

Por: Gleice Oliveira

O Distrito Federal é o primeiro do país com maior número de trabalhadores nascidos em outros estados. Ao todo, 75% da mão de obra local são de fora. O número foi divulgado por uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Os dados do (Ipea) indicam que o caso do Distrito Federal é peculiar por se tratarde uma cidade-estado e por carregar em sua história trabalhadores vindos do Brasil inteiro. Criada antes para receber 500 mil habitantes, hoje contabiliza uma população aproximadamente 2,5 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE. A cidade foi criada para ser sede do governo federal, por esse motivo houve atração e incentivo migratório.

Foto: Desembarque na Rodoviária Interestadual de Brasília
Esperança - Ao desembarcar na Rodoviária Interestadual de Brasília, Ananda Lira, 22 anos, diz que é a segunda vez que veio para o DF e que dessa vez veio para morar.“Estou aqui para tentar construir um futuro melhor. Decidi sair de Marabá, cidade do interior do Pará, para tentar uma vida melhor aqui. Pelo que pude perceber, o DF pode me oferecer muitas oportunidades de crescimento”. Ela veio morar com a irmã, concluir o ensino médio, “que está atrasado” e depois conseguir um emprego.


Depoisde três anos morando com a esposa no Piauí, Marcelo Silva, 29 anos, marceneiro, retornou para o DF por motivo de trabalho. “Quando me casei, fui morar próximo à família da minha esposa. Só que lá eu ganhava quase três vezes menos que no DF. Depois que nasceu meu filho minha esposa e eu decidimos voltar para tentar oferecer um futuro melhor para ele. Aqui eu tenho mais trabalho e ganho melhor”, declarou.

A cidade nova, criada há 51 anos, oferece boas oportunidades principalmente na área de construção civil. Isso é o que afirma Airton de Oliveira, 45 anos, mestre de obras, natural do Rio de Janeiro. “Trabalho aqui em Brasília há mais de cinco anos. Minha família, minha esposa e meus filhos são cariocas e moram no Rio. Moro aqui de acordo com a demanda da empresa que trabalho. O meu campo de trabalho aqui acolhe muito bem, principalmente pelo constante crescimento da cidade”, relatou.

Mais sobre a pesquisa: A pesquisa do Ipea foi realizada nas dez maiores regiões metropolitanas do Brasil com pessoas de faixa etária de 30 a 60. A Região Metropolitana de São Paulo vem logo em seguida, sendo a segunda do país com 45% dos trabalhadores vindos de outros estados.